Bangkok- Tailândia

15 JAN HANOI /BANGKOK – Horário do voo : Saída às 19:55 e Chegada a BKK àss 21:40 EM VOO DA AIR FRANCE
Hotel Dusit Thani. Noite livre.
Ufa!
Conhecer o Vietnam foi incrível, adorei, mas sair do Vietnam foi melhor ainda.
Nossa eu me senti um pouco sufocada lá, senti medo, pois sabia que estar no Vietnam é sujeitar-se a tudo.
As pessoas falam da perseguição, as novelas mostram pessoas sendo mortas, sendo julgadas.
Fomos para o aeroporto 5 horas antes de abrir o embarque , foi bom pois quando temos internet gratuita temos muito o que fazer e o tempo passou sem que percebêssemos .]
Além do que, almoçamos no aeroporto e sabe que prato é este? Pois é ! Só soubemos depois de ter comido, era um ensopado de cobra, aliás, delicioso!

Cobra ensopada.
Foi neste momento que sugeri ligar para minha sogra D. Iria e soubemos de sua morte.
Liguei perguntei por ela e a resposta foi.
-Ela não está mais conosco.
-Como assim?
-Ora ela morreu.
Meu coração parece que ia sair pela boca, como eu iria falar? Do outro lado do mundo, Sem possibilidade de voltar e além do que ela havia sido cremada. Nada adiantaria.
Não, falar seria impossível.
Simplesmente falei, tivemos momentos de estresse, mas quando estamos saindo de um país precisamos nos ater a tantas coisas que não dá tempo de nada, assumimos o comando das providencias com malas embarque, passaportes e assim foi um voo estranho, uma chegada sem saber como agir um sentimento diferente, uma dor misturada com a quase obrigação de não sentir e de lutar para que tudo continuasse igual.
Nossa maior preocupação foi com o Wilson, ele poderia entrar numa depressão, perder o interesse pela viagem, não sabíamos como reagiria.
Mas correu tudo, houve uma união e um respeito profundo, quando um de nós ficava triste os outros respeitavam e apoiavam.
Na manhã seguinte nossa guia estava no Lobby na hora marcada e neste dia mudamos toda a programação pois ela achou que seria mais sensato.
Fomos ver o Buda de Ouro, que agora está em novo templo dentro da cidade, são muitas toneladas de ouro maciço, uma maravilha.
Para entrar nestes templos é preciso estar de calcas compridas os homens e Saias as mulheres , e sempre tirar os sapatos em sinal de respeito.

Buda de ouro e o templo.

Detalhes do templos.

Lá havia uma celebração com vários Budas , eles estavam iniciando um garoto toda a família estava lá, foi algo diferente e muito interessante.

Fomos ao palácio Real, este local é jóia, onde se olha vê-se detalhes telhados, cerâmicas, espelhos, algo inacreditavelmente bonito, o que atrapalha é a grande quantidade de pessoas de todo o mundo querendo ver a mesma coisa, mas fazer o que somos um deles.

Logo na entrada do palácio minha filha que já estava sucesso no Vietnã foi abordada por um grupo de estudantes que quiseram tirar fotos, autógrafos, declamaram poesias,eles ficam loucos com as pessoas mais brancas;

Pelo palácio encontramos várias equipes de restauradores.

Bangkok é uma cidade moderna com grandes avenidas, prédios enormes e modernos, absolutamente limpa e organizada, ao contrário do que tínhamos há semanas atrás. Isto nos trouxe um grande alívio, pois trânsito e a poeira estavam nos cansando.
Chego a conclusão que para ter ordem e educação é preciso ter rigidez e cobrança, aqui não se vê um papel no chão, nada acontece com ninguém, mas para chegarem a esta disciplina foi preciso lei, a multa é alta para quem o sujar e para outras agressões prisão.
O trânsito flui, todos respeitam a sinalização, e se isto não acontece a polícia chega imediatamente.
Nossa guia que fala um espanhol horrível e não entende o que perguntamos nos disse que a vida aqui é boa , Bangkok significa, “Terra Livre”, e eles realmente são, o salário mínimo é alto, a saúde é gratuita, a escola idem ,o governo oferece uma ajuda de custo.
Bangkok tem Rei e é muito engraçado pois todos têm as fotos dos Reis, idolatram o Rei, torcem por sua saúde e vida longa, e o Rei por sua vez, dá importância as necessidades do povo.
A filha do Rei é fotografa famosa e todos a admiram.
Em toda a cidade têm bandeiras amarelas estas são dedicados ao Rei que está enfermo e Hospitalizado e todos que querem sua saúde, demonstram colocam uma bandeira amarela em sua casa ou estabelecimento. É bonito de ver.

A Cidade é toda florida parece um jardim.
Andamos de Tuc Tuc, o carrinho puxado por uma moto .

Paramos para almoçar .
A comida é sempre a base de ARROZ, picante, adocicado e perfumado, saborosa, a sobremesa são frutas é a melhor opção.

Nossa guia viu nosso cansaço e nos recomendou uma casa de massagem e lá fomos nós.
Que delícia num prédio de 4 andares com muitas mulheres velhas, jovens, bonitas, feias, mas todas muito simpáticas, vestidas de quimono tailandês e muito alegres, nos pegaram, tiraram nossos sapatos, lavaram nossos pés com sal e lavanda, e nos levaram para o 4º andar, lá tinham baterias de tailandês separados com uma cortinas. Contei cada bateria tinha 11 tatames de cada lado no meio um corredorzinho com fluxo de gente que chegava sem parar.
Casa de massagem.

Ficamos um ao lado do outro e elas começaram as massagens tradicionais Tailandesas, foi 1 h e meia de massagem, que delícia, estávamos renovados, tomamos um chazinho verde que também tem um sabor diferente e elas nos colocaram no táxi pois aqui ninguém fala uma só palavra em língua alguma que não seja Tailandês, nem inglês nem francês, nada .

Chegamos ao Hotel, tomamos um banho e fomos jantar, nosso hotel tem 9 restaurantes todos premiados, jantamos em um australiano.
Outro dia:
Esta manhã saímos as 7h,
Passamos por vários locais típicos.
Aprendemos a fazer açúcar de coco, óleo de coco, e leite de coco.

Fogão a lenha e leite de coco.

Orquidário e Insetos comestíveis.

Passamos por uma fábrica de móveis de madeira Teca .Os moveis são maravilhosos tem bom preço e podem ser enviados para o Brasil.

Andamos de elefantes. Mesmo em cima do elefante o rapaz tirou uma bandejinha e nos vendeu anéis feito de pelo do animal, enquanto o outro tirava fotos para nos vender.(Turista sofre!).
Fomos para um hotel onde almoçamos e assistimos a um show típico Tailandês..
Tudo ótimo mas com muitos turistas e isto nos desagrada um pouco, alias é um “saco”. Mas somos um deles.
Nossa guia não ajuda em nada e isto faz com que a cidade deixe a desejar pois não vimos tudo que tem a oferecer.
Passamos em uma casa de Joias, estas são famosas e muito baratas, sabendo comprar é um bom negócio.
Fomos para o interessante mercado Flutuante, uma dica na rua eles vendem um produto para dores em uma latinha, alguns feitos de veneno de cobra , comprei e digo é maravilhoso.
No outro dia tínhamos apenas ½ dia com a nossa antipática guia, fomos ao mercado das flores, é interessante ver as diferenças de flores e como eles a trabalham e vendem, mas para quem conhece o CEAGESP em São Paulo é difícil mais completo.

No prato, Manga , arroz doce e arroz colorido com uma fruta própria.

As comidas que estão por todos os locais sempre é a maior atração. Tudo é muito diferente eles comem insetos e os dispõem como iguaria.
Este dia fomos a um vilarejo em que habitava um povo que fabrica cerâmicas, adoramos, pois as tendas estavam fechadas e conseguimos ver a realidade daquela gente, que fábrica e produz durante a semana para vender durante os finais de semana, lá alugamos quatro motos taxis e demos uma volta pela ilha que é pequena. Foi uma aventura muito engraçada

Saímos de lá e fomos a um restaurante de campo, maravilhoso, com pequenos quiosques separados que permite sua total privacidade e nós serviram uma comida típica , passamos algum tempo e voltamos para cidade, paramos no hotel e lá ficamos até o jantar.

Nosso hotel tem 9 restaurantes premiados então os jantares eram realmente muito bons .
No outro dia estávamos livres, fomos a uma galeria de arte e já não tínhamos nada mais a fazer então fomos a um hotel que havia próximo de onde estávamos pedimos um táxi e fechamos um passeio para um parque tipo Disney fora da cidade, foi o que nos salvou , lá alugamos um carrinho de golf e nos divertimos.
Que pena tão esperada Tailândia e não fomos tão felizes. Na verdade tivemos um choque com a noticia e isto refletiu em nosso humor, além do que o profissional de turismo precisa ter consciência de sua importância, saber colocar e atender e entender seu cliente pois pode desmotivá-lo e causar um transtorno que não deveria acontecer.
Um passeio matinal pelo mercado das flores, para descobrir o estilo de vida tailandês, foi maravilhoso. Embarcaremos num barco típico até Thonburi, a parte ocidental de Bangkok, na margem direita do rio Chao Phya. Os diversos canais concederam originalmente a Bangkok o nome de “Veneza do Leste”. Passando de barco ao longo dos canais tivemos noção real e direta da vida cotidiana pelos caminhos fluviais de Bangkok. Visitaremos também o museu Real “Barges” e o Templo da Aurora

Dizem que esta é a melhor cidade da Asia para morar.