É mais freqüente que as pessoas saiam durante a noite para suas viagens ao exterior, pois considerando que as viagens são longas, entre 8, 11 ou até mesmo 24 horas, pensamos: Viajando à noite já chegamos prontos para aproveitar o dia em nosso destino.
Mas isto realmente acontece? Vou passar minha opinião sobre as duas situações e depois escolhe a melhor.
Se for à noite, o dia é apenas para a viagem. Tem situações que só prejudicam: Sair de casa é um risco para aquele que mora em grandes cidades, pois pode demorar no trânsito e junto com a ansiedade gerar um verdadeiro stress; também se pode continuar a colocar e tirar roupas das malas e transformá-la de pronta, em uma totalmente desconectada da viagem; pode-se passar o dia arrumando coisas que havia esquecido ou deixado para última hora. Portanto, faça tudo que tiver de fazer com calma e tranqüila sem ter que levar uma mala enorme que não vai usar.
A maioria das pessoas, por mais que está acostumada às viagens tem um dia de ansiedade causada pelas preocupações entre deixar tudo em ordem, e fazer uma viagem em ordem e sem stress. Com certeza a última noite normalmente é mal dormida.
Já para quem viaja durante o dia, a ocorrência é diferente: Acorda-se da noite mal dormida, e imediatamente faz as últimas ações: telefonema, e-mail, fecham-se as malas, se arruma e para quem mora em cidades grandes saem de casa com antecedência, muitas vezes almoçando no próprio aeroporto, pois nunca sabem a que horas irão chegar. Embarcam e pronto.
Levando em conta que esse dia é mesmo perdido, porque não ganhá-lo voando?
O free shop durante a noite é lotado, com mau atendimento, os clientes entopem os pequenos corredores com suas malas de mão, sem a menor preocupação com os outros, as atendentes atendem a três pessoas ao mesmo tempo, um verdadeiro terror. Durante o dia, é tudo ao contrário: poucos ou quase nenhum cliente, tem atendente suficiente para dar toda atenção, e pode-se fazer as compras tranquilamente.
As salas vips, para o viajante de classe executiva ou para aqueles que possuem cartões de crédito que permitem esse uso, encontram lotadas durante a noite; os buffets faltam alimentos, a reposição é devagar e o consumo muito rápido, achar um sofá para sentar muitas vezes é um stress e, se estiver em família ou em amigos, sentar juntos precisa de um pouco paciência. Já durante o dia essas salas estão vazias, o bufett e o atendimento são exclusivos e personalizados.
Durante a noite você corre-se o risco dos vôos estarem lotados, e os serviços tanto na executiva como na econômica precisa ser mais rápido para haver tempo de atender a todos. De dia, os vôos são mais tranqüilos, o serviço é mais tranqüilo, é o passageiro é mais bem atendido. Pode-se dormir, acordar, assistir a um filme ou ler um livro e a qualquer momento pedir um chá ou um suco, etc…
Com relação à chegada ao destino durante o dia, arrumam-se as coisas no hotel, e será que você está descansado o suficiente para sair andar e passear o dia todo? Provavelmente não, pois por mais que tenha dormido será que descansou?
Se chegar à noite, arrumam-se as coisas e sai para um jantar, e depois descansa-se para dar início a um dia renovado na manhã seguinte.
Chegando pela manhã ao destino , é necessário checar qual o horário de entrada em seu apartamento , pois geralmente é após as 14 hs e ai você cansado louco para entrar no apartamento e precisa sair pelas ruas da cidade de destino perambulando para aguardar o horário, ou mal acomodar-se em um sofá da recepção e tentar tirar um cochilo , o que é desagradável e constrangedor , chegando a noite seu apartamento esta prontinho a sua espera .
Claro que existe a possibilidade de early check in para os que chegam pela manhã , mas para isto é precisa que seja feito com antecedência, para garantir a possibilidade e paga-se meia diária a mais.
Ah! Segue uma dica, peça sempre um apartamento para LUA DE MEL, mesmo casado a 28 anos é muito interessante , você vai no mínimo se divertir.
Bom, já notaram que prefiro as viagens durante o dia, pois leio, escrevo, durmo e aproveito o dia viajando e não com stress em casa. Este não é o motivo, mas pode ser uma dica: as viagens durante o dia, no geral, são mais baratas, pois a maior procura é pelas noturnas.
Agora escolha: nada é uma regra.
Boa viagem.