Dr. Rodrigo Mendonça falando comigo na Live tratou deste assunto tão importante para quem ama o(s) seu(s) pet(s)
Nos últimos anos, o Pet tem deixado de ser apenas o guarda da casa ou o vira lata que ficava deixado ao acaso no quintal da casa, ele agora faz parte da família. O ser humano aos poucos foi entendendo sua real importância e seu papel em nossa vida. Por conta disso, muitos de nós têm tomado medidas necessárias e cuidados preventivos para que ele permaneça mais tempo conosco, consequentemente sua expectativa de vida tem aumentado e agora há mais Pet em idade avançada como jamais como visto antes, tornando esse laço de amor mais duradouro e forte. Infelizmente, o planeta foi acometido por uma pandemia (Coronavírus) que causa a COVID-19 trazendo consigo o medo e as Fake News, com isso prejudicando a relação ser humano-animal.
O sentimento de medo junto com essas notícias falsas, fez com que muitas pessoas tomassem atitudes errôneas e até criminosas, como por exemplo, abandonar o animal com medo de que ele transmita a doença, isso é ainda pior pensando em um cão idoso, pois seu nível de dependência, fragilidade é muito maior comparado ao animal jovem ou adulto e sua morte é certa.
Portanto, essa falácia precisa ser descartada, não existem evidências de que cães desenvolvem ou transmitem o COVID 19 e infecta humanos, é nossa obrigação buscar a verdade e defender a vida tão preciosa de nosso cão velhinho que está sob nossa tutela e por tantos anos cuidou amou e permaneceu conosco, o medo nos torna forte por nos obrigar a ser cuidadoso ,mais jamais tem o direito de destruir caráter e nos fazer covarde, descontando naquele que ainda mesmo fraco e indefeso nos ama e se conseguir nos defenderá contra tudo e contra todos.
RODVET – Geriatria e Cardiologia Veterinária
Dr. Rodrigo Mendonça Garcia
CRMV – SP 37816