Acessibilidade: veja como funciona o atendimento em aeroportos

Cadeirantes: como é a acessibilidade em embarques aéreos

Acessibilidade: veja como funciona o atendimento especial em aeroportos
A mais ou menos 6 meses temos vivido está experiência, pois, o meu marido encontra-se com um tendinite crônica que o impossibilita de andar longas distâncias, e por isso, temos solicitado o auxílio das cadeiras de rodas com acompanhantes e estamos surpresos com este atendimento, que além de funcionar bem, é muito eficiente e cortês.

De acordo com as normas da Resolução nº 280 da Associação Nacional de Aviação Civil (Anac), passageiros com necessidades de assistência especial (Pnae), têm direito aos mesmos serviços que são prestados aos usuários em geral, porém em condições de atendimento prioritário, em todas as fases de sua viagem. A resolução estipula ainda que as empresas responsáveis pelo serviço devem oferecer as condições necessárias para atender portadores de dificuldades de locomoção.

Como funciona o atendimento para cadeirantes nos  Aeroportos de São  Paulo?

Algumas regras básicas para você usar esse seu direito.

-busque a fila de prioridade.
-apresente seu ticket com documento e neste momento solicite a cadeira com acompanhante, isto estando ou não acompanhado.
-a atendente preenche uma ficha de solicitação, é necessário deixar claro que precisará o auxílio no embarque e desembarque, a seguir, chega a pessoa que ficará responsável pelo seu acompanhamento.

A partir deste momento pode relaxar.
Os atendentes da empresa terceirizada, no caso aqui em SP, a “Orbital”  prestam os serviços de apoio em terra, são eficientes e simpáticos.

Eles conduzem o cadeirante até a esteira e se encarregam de  toda a operação do cadeirante e do acompanhante, colocando os pertences na esteira, passando ambos no raio X, prestando assistência total.
Caso você tenha direito e tempo para ir para sala VIP , basta solicitar e o assistente o leva e até serve a  água ou outra bebida disponível no espaço, deixando você completamente a vontade sem mesmo a preocupação do horário, pois na hora do embarque ele estará lá para continuar o serviço .

Importante: no embarque, os cadeirantes são prioridade.

O assistente deixa-o em sua poltrona, geralmente são na primeira fila, isto quando não estiver com outros tantos cadeirantes .
Durante o voo, a gentileza dos comissários é destacada, eles realmente se esforçam para bem atender.
Na aterrizagem somos sempre os últimos a sair, e os assistentes de terra fazem todo trabalhos necessários, acomodam o cadeirante, o elevador que também é terceirizado estaciona, e levam-nos até a esteira.
Caso você precise o assistente pega sua bagagem e conduz até o seu carro, Uber ou Táxi, paparicando e cuidando até o último instante .

Serviço eficiente e cortês até a saída do Aeroporto.

A última vez que chegamos em São Paulo, havia uma confusão, era o primeiro dia da mudança dos pontos de Uber e Taxi , nosso carro demorou 1:30 HS e o serviço de terra ficou conosco ajudando até que o carro chegou.

Valéria Foz

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