Arraial D`ajuda /BA

Arraial D’Ajuda

A convite de um grande amigo, viemos para Arraial D’Ajuda, em especial para a Pousada Arraial Candeia (www.arraialcandeia.com.br) Tel: 73-3575-1283 e-mail: pousada@arraialcandeia.com.br. Esta é a segunda ou terceira vez que viajamos para este local e ficamos surpresos ao ver o grande desenvolvimento de transformação da localidade.

Há 30 anos, lembro-me bem, as praias eram quase nativas e apenas um hotel (não me lembro do nome, tinha os telhados de palha). A balsa era atração porque as pessoas ficavam num bar ao lado, apostando qual seria o próximo carro que cairia da balsa que era muita estreita e precária. Alguns empurravam até determinado ponto com paus compridos. Sem dúvida, bastante hilário.

Hoje a balsa é de médio porte e transporta vários carros de uma só vez. É segura e mais moderna.

A Arraial de hoje é pavimentada com paralelepípedos. Bem organizada e cuidada, com uma rede de táxis novos distribuídos em diversos pontos.

O centro histórico tem a Igreja da Nossa Senhora d’Ajuda, em homenagem a santa padroeira, trazida de Portugal, que marca a chegada dos jesuítas. Em 1550 teve início a construção da igreja pelo padre Manuel da Nóbrega. A sua frente foi levada três vezes pelo vento. Na última reconstrução mudaram sua entrada. Agora está consolidada e linda.

Datas importantes para a Igreja em Arraial:

1983 – O padre José de Anchieta visita Arraial

1772 – A igreja recebe a forma arquitetônica atual

1929 – Construção do abrigo da fonte Sagrada

1930 – Construção do altar-mor

1961 – Chegada dos padres capuchinhos

1996 – Papa João Paulo II cria a diocese da irmandade.

1999 – Criação da Irmandade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

2000 – Restauração geral e comemoração dos 500 anos de evangelização do Brasil.

2006 – Criação da paróquia de Nossa Senhora d’Ajuda

2007 – Restauração da encosta do santuário

Iphone Valeria Outubro de 2014 2328Iphone Valeria Outubro de 2014 2326Iphone Valeria Outubro de 2014 2327Iphone Valeria Outubro de 2014 2324

Quando aceitamos o convite sabíamos nada a respeito, seria tudo uma surpresa. A data foi escolhida em função de um casamento que temos em Trancoso. Como sempre: porque não emendar duas semanas para conhecer melhor a região, hábitos e os vilarejos? Assim foi.

Chegamos no final da tarde e ai iniciou nossa agradável estada em Arraial d’Arraial e na Pousada Arraial Candeia. Fomos recepcionados pelo Sr. Edson (proprietário da Pousada) que dedica seu tempo e simpatia para nos dar conforto e bem estar, que nos conduziu a nosso apartamento, no piso superior, um grande e confortável apartamento com ar condicionado, banheiro, closet, frigobar e todo o conforto possível. Um terraço nos leva a vista da piscina e do jardim.Iphone Valeria Outubro de 2014 2314 Iphone Valeria Outubro de 2014 2316 Iphone Valeria Outubro de 2014 2315

No dia seguinte, tivemos a surpresa do magnífico café da manhã, em frente à piscina, com todas as delícias da Bahia como bolo de tapioca que é simplesmente fantástico. Prove-o.

Todos os dias, no final da tarde, um café com bolo nos aguardava e, neste horário, trocamos contatos e fazemos amizade com os hóspedes da pousada. Este momento faz com que todos fiquem como se fossemos uma mesma família, deixando a estadia ainda mais agradável.

Na recepção, a Thaise atende a todos os nossos desejos com aquela simpatia baiana que tanto adoramos. Na sala de convivência onde há duas TVs e várias salas individuais, incluindo uma biblioteca. Passamos horas em bate-papos inesquecíveis.

Neste dia, cheguei estressada porque haviam muitas pendências em documentações que precisam ser resolvidas e, em viagens, fica mais difícil a solução.

Saímos para jantar com nossos amigos e como chovia e fazia frio, fomos ao restaurante ao lado. O “Rosas dos Ventos” com uma comida deliciosa. Tivemos uma noite muito agradável.

No domingo, fomos com uns novos amigos almoçar no “Cabana Grande” na praia de Pitangui. O almoço maravilhoso com qualidade e sabor de chef. À noite passeamos na rua Mucuge, a mais agitada de Arraial, que nesta época do ano é calma, mas dá para perceber a agitação que é em alta temporada.

Observei que nesta época muitos hotéis, pousadas e restaurantes fecham para reforma e dão férias a seus funcionários. Uma prática pouco usada no Brasil e habitual na Europa.

Jantamos no Aipim, um local muito agradável e bonito, feito todo em cipó. Os lustres e o balcão do bar são de vidros comprados de um barco naufragado. É lindíssimo. O atendimento pelo José, que já é a estrela da casa, é diferenciado. O menu é fantástico e os pratos são maravilhosos. Notei que Arraial virou um local de alta gastronomia e de chefs.

Iphone Valeria Outubro de 2014 2360

A chuva e vento eram intensos e, por incrível que possa parecer, muito frio. Por isso, na segunda-feira fomos resolver nossos problemas. Foi uma grande experiência: fomos ao correio e demorei duas horas para conseguir ser atendida. Fomos às farmácias para comprar um medicamento, mas não encontramos. Por precaução, encomendei em três delas. Vamos embora hoje e o remédio não chegou a uma delas. Enfim, passamos a manhã nessas atividades.

Almoçamos com nossos amigos no “Paulo do Peixe”, um local no centro da cidade onde ele tem bom preço e sabor. Tomamos um café no centro e viemos para a Pousada. Aproveitamos para dormir a tarde, ler e descansar, pois a chuva e o frio continuavam. A noite fomos com os amigos e o Sr. Edson saborear uma lagosta do francês. A especialidade da casa é maravilhosa.

Iphone Valeria Outubro de 2014 2339

Iphone Valeria Outubro de 2014 2337

No dia seguinte, chuva, vento e frio continuam atrapalhando nossos passeios. Por indicação fomos procurar a senhora Vera La Buquê. Na verdade, eu não sabia quem era ela e o que fazia. Imaginei uma mãe de santo, mas é uma senhora estudadíssima, que está em Arraial a 30 anos pesquisando ervas e suas propriedades de cura. Entrou no candomblé onde tem acesso às receitas na íntegra, transformadas por ela em banhos e produtos de beleza que são vendidos em sua lojinha na praça.

Iphone Valeria Outubro de 2014 2352 Iphone Valeria Outubro de 2014 2354

A maior surpresa foi quando ela nos disse que era nascida numa cidade do interior de São Paulo: São José do Rio Preto. Imagina esta senhora veio da cidade vizinha à nossa e ficará aqui para sempre. O nome de seus produtos é “Biossíntese- produtos para natureza”. Arte terapia, Casa de Sirius (www.casadesirius.blogspot.com) Tel: 73-3575-1865.

Fomos almoçar no Uiku, um local que funciona como deck no período de alta temporada com vários bares, músicas, DJs e bilheteria, mas agora não havia ninguém. Suspeitamos que não fosse muito bom, mas a surpresa foi ótima com preparo e sabor de chef. Vale a pena.

À noite passamos no “Quinta Avenida com a Broduei” e depois pela rua Mucuge e fomos jantar no restaurante Aipim. Vale a pena por sua beleza, curiosidade e gastronomia. Rua Beco do Jorge – Tel: 73-3575-3222.

Na manhã seguinte tivemos a presença do sol e fomos à Cabana Falésia, na praia Taipe. Tivemos sorte, pois fez um dia maravilhoso e lá experimentamos um peixe assado maravilhoso.

Iphone Valeria Outubro de 2014 2372
Valeria e Wilson Foz

À noite, nosso amigo me informou que iria fazer uma casquinha de siri. Então resolvi fazer um peixe. Saímos para as compras e no entusiasmo compramos legumes e saladas. Utilizamos a cozinha da Pousada e fizemos um jantar que daria para todos os hóspedes. Estava delicioso. Servimos no quiosque da Pousada, que fica à disposição dos hóspedes para esse tipo de evento.

Iphone Valeria Outubro de 2014 2368
Paulo Roberto e Valeria foz

Na manhã seguinte saímos sozinhos. Fomos ao restaurante Terravista, dentro do condomínio de mesmo nome que está em construção. O local é maravilhoso. O prato é maravilhoso e bem servido e os funcionários são extremamente bem treinados a ponto de servir um acarajé e nos contar a origem da palavra. Quando vi o local, pedi logo uma massagista, pois o local tem tudo a ver com estes serviços, Depois de uma hora lá estava ela com sua maca, num lugar paradisíaco. Foi muito bom.

Iphone Valeria Outubro de 2014 2383 Iphone Valeria Outubro de 2014 2391

À noite jantamos no Fabrisio, restaurante que recomendo pela qualidade de serviço e gastronomia. Arraial d’Ajuda é um local de alta gastronomia e bons serviços. Tudo aqui é bom, desde o sorvete até o café. Confesso que voltaremos.