Cardoso cidade dos Grandes Lagos/ São Paulo / Brasil.
O Inicio da nossa relação com a cidade de Cardoso.
Aqui nasceu o Hotel Fazenda Foz do Marinheiro.
Relato de Valéria Foz, proprietária do Hotel Fazenda Foz do Marinheiro em Cardoso S.P
“Passei minha infância em Votuporanga cidade do noroeste do Estado a 530km de da capital e a 45km de Cardoso.
Confesso nunca ter ouvido falar em tal localidade, quando uma tarde do ano de 1990, meu pai Engenheiro Agrimensor Milton Soares Minhos, nos convidou para uma visita no loteamento “Beira Rio”, que ele havia projetado e muito se orgulhava, que fica entre o municipio de Cardoso e o Distrito de São João do Marinheiro.
Minha irmã e eu tínhamos nossos primogênitos e aceitamos, pois seria um bom programa para todos. Uma viagem curta para estar a beira da represa e visitar um local tranquilo.
Qual não foi nossa agradável surpresa! Quando chegamos vimos uma imensidão de água e um por do sol que nunca havia visto antes. Ficamos enlouquecidas com tamanha beleza.
Meu marido em um impulso logo encomendou a meu pai:
– Quero uns terrenos em frente ao por do sol!
Dai para frente mil sonhos!
Reunir os amigos, levar as crianças, fazer festas, dar uma infância saudável e por ai vai.
Nesta mesma tarde terminamos o dia na vila de São João do Marinheiro, vila de pescadores a 900 metros da represa, com aproximadamente 3.000 habitantes, onde há uma igreja e 4 quadras que circundavam à praça. As pessoas todas conversando nas calcadas e bares. Somente a praça era asfaltada.
Os cavalos amarrados em árvores e a tranquilidade típica de cidade pequena.
Nesta hora eu enlouqueci com o lugar, abri a porta do carro e deixamos as crianças correr para brincarem e se refrescarem com o sorvete caseiro que encontramos através de uma placa escrita a mão na casa de uma moradora: -“vende-se sorvete”.
Claro que toda a vila nos observava. Éramos seres estranhos na localidade.
Voltamos encantados do local… já era noite…
Voltamos para Votuporanga e depois para São Paulo pois alguns dias depois iriamos para a Franca onde passaríamos 40 dias viajando pelo interior .
Meu pai descobriu esta área de 30 alqueires, que imediatamente meu marido a adquiriu por telefone, sem se quer vê-la.
Na data da assinatura da compra fomos ver o local, lembro-me como se fosse hoje.
Entramos em uma estradinha cheia de buracos e estacionamos o carro em baixo de um pé de Ingá, que produz frutas que os tucanos adoram.
Junto a enorme árvore havia uma pequena casinha de barro, isto era tudo. O resto tratava-se de carrapicho, para quem não sabe praga que tem umas bolinhas espinhudas que grudam em tudo, e difícil de ser exterminada e que os fazendeiros odeiam.
Entramos carrapicho adentro em direção a outra arvore enorme e maravilhosa em frente ao rio (esta caiu mais ou menos em 2005 em um temporal) e foi ao pé desta arvore que escolhemos o local para construir a casa que seria a sede da fazenda.
Minha irmã e meu cunhado tinham adquirido uma casa pré-fabricada da Casema, com 4 quartos, seria para eles montar em algum local e como tudo e urgente compramos a casa ainda antes de embarcar para Franca.
Dai para frente estávamos no interior da Franca fazendo projetos para a pequena área em frente a represa e o Rio Marinheiro.
Assim iniciou nossa historia com a Cidade de Cardoso.
O produto de ultima geração na época era o fax, e um dia meu pai que sempre esteve a frente, nos enviou um fax que recebemos em Franca. Super CHIC , moderno… pois nele estava o projeto da casa.
Com o enorme calor da região, achei mais conveniente acrescentar um terraço em volta de toda a casa e isto tudo quando estávamos em Franca e meus pais na obra, coisa de gente louca .
Depois: (atualmente)
Saiba mais sobre a Cidade de Cardoso:
ORIGEM DO NOME: CHAMADA DE VILA BUPEVA, ARRAIAL DO MARINHEIRO, VILA CARDOSA E POR ÚLTIMO CARDOSO, DEVIDO A COINCIDÊNCIAS DE EXISTIR NA REGIÃO O CACTO DENOMINADO “CARDO” E POR SEU ENTÃO FUNDADOR JOAQUIM CARDOSO DA SILVA.
GENTÍLICO: CARDOSENSE
DATA DA FUNDAÇÃO: 20 DE JANEIRO DE 1937
ANIVERSÁRIO DA CIDADE: 20 DE JANEIRO
EXTENSÃO DO MUNICÍPIO: 637,57 km² DE EXTENSÃO
ALTITUDE: 420 Metros, LONGITUDE: 49º – 9’ W.GR e LATITUDE: 20º 1’- Sul
CLIMA: Tropical com inverno seco.
TOPOGRAFIA: Região Plana sem acidentes geográficos
HIDROGRAFIA: Ribeirão do Marinheiro, Rio Turvo, Rio Grande
COORDENADAS GEOGRÁFICAS: ESTÁ SITUADO A NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO.
NÚMERO DE HABITANTES: 11.798
ECONOMIA: AGRONEGÓCIOS: BOVINOCULTURA (MISTA E DE CORTE) E CANA DE AÇÚCAR.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento, CATI/IEA, Projeto LUPA
TURISMO: DE PESCA, LAZER, EVENTOS E NAUTICO.
CLIMA: TROPICAL COM INVERNO SECO
PONTOS TURÍSTICOS/LAZER E ENTRETENIMENTO: PRAIA DE ÁGUA DOCE, LAGOA “HIGINO ZAMPRONHA”, CENTRO SOCIAL URBANO “ODILO PEREIRA BORGES, ESTÁDIO DE FUTEBOL “JOSÉ ROMUALDO ROSA”, RECINTO MUNICIPAL “JOSÉ FERREIRA DAS NEVES”, ASSOCIAÇÃO SABESP – COLÔNIA DE FÉRIAS E PESCA, ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL (AABB), HOTEL FAZENDA FOZ DO MARINHEIRO.
EVENTOS FESTIVOS DA CIDADE: CARNAVAL, ANIVERSÁRIO DA CIDADE, BAILE “ESCOLHA DA RAINHA DA FESTA DO PEÃO”, FESTA DO PEÃO, CAMPEONATO DE MOTO CROSS, CAMPEONATO DE JET SKI,COMEMORAÇÕES DE FIM DE ANO (SHOWS NA PRAÇA MATRIZ).
Curiosidades:
CARDOSO É BANHADA PELOS RIOS TURVO, GRANDE E MARINHEIRO, E POSSUI 4 LOTEAMENTOS AS MARGENS DOS RIOS TOTALIZANDO MAIS DE 1400 RANCHOS DE ALUGUEL E CASAS DE VERANEIO, UMA DAS MAIORES DA REGIÃO GRANDES LAGOS.
Fonte site da Prefeitura Municipal de Cardoso em:
http://www.cardoso.sp.gov.br