Casamento grego

Foi muito interessante quando recebemos um “Save the Date” por e-mail , “casamento de minha filha em Greta, Grécia.
Preparávamos uma viagem de 1 mês com destino a Rússia, já estávamos com tudo praticamente pronto, mas convenhamos com um convite como este faz qualquer um mudar o destino. Claro que foi oque fizemos. Afinal nunca havíamos sido convidados para um casamento grego.
Por muito tempo sonhamos com a Grécia e a viagem sempre por outros , mas neste ano de 2011, acabamos indo duas vezes a Grécia, coisas para qual não existem explicações.

Fomos direto  para Greta com escala em Atenas, a maior ilha da Grécia, que produz vinho azeite e ovelhas. Francamente não é a ilha mais bonita da Grécia , mas vale um passeio pelo porto onde o comercio ainda é ativo e as dezenas de restaurantes animam o local até altas horas em meio a risos e musica. O que típico entre os Gregos.

Hospedamo-nos no hotel sugerido pela noiva (Apladas Beach, na cidade de Chania) onde o dono um Grego casado com uma brasileira, fica a beira do mar, abrem durante o verão e fecham durante o inverno. São proprietários e administram uma cadeia de três hotéis.

Casamentos em locais diferentes são realmente especiais, todos lá estão, de corpo e alma, e tudo torna-se uma festa .
Mesmo mortos de cansados já no primeiro dia fomos ao porto e ficamos encantados. Na manhã seguinte a mãe da noiva alugara uma vã sem motorista e meu marido foi o premiado: dirigir nas pequenas estradas da ilha onde não havia sinalização e a altura era imensa e a praia sugerida era longe. Quando eu olho no marcador de gasolina estávamos na reserva, e não havia nada, a não ser mato e pedra, nada de placas nada de gregos, andamos mais um pouco e avistamos uma barraquinha de mel e produtos da terra , paramos e foi o máximo. Ficamos na enquanto o rapaz levara os homens até um local para pegar gasolina


A dona da casa mesmo sem nos entender e vice-versa nos ofereceu tudo que podia de mais tradicional possível. Isto a meu ver não tem preço pois não é turístico e sim um acidente cultural.
Seguimos para uma praia cristalina, além de um lugar que oferecia apenas água e cerveja, não achamos muita graça e fomos embora afinal andamos 3 horas para ir e tínhamos 3 horas para voltar a tempo do compromisso com a família do noivo marcado para as 17 horas , quando passariam para nos pegar e nos levar um jantar que nos ofereceriam .

E que jantar!
O local muito simples como tudo, mas a vista do por do sol magnífico.
Estávamos mortos de fome, e entre ver a vista e a mesa começamos a comer um enroladinho que parece um biju com cobertura de mel, ao lado havia uma garrafinha de aguardente local, atacamos e achamos uma delicia; e, além disto, ainda acompanhava uma espécie de aguardente deles que era fantástica

 

 

Perguntamos para a noiva sobre os rituais e ela não soube nos informar.
De repente, quando já não havia mais nada a mesa , começaram achegar os pratos e foi ai que descobrimos que havíamos iniciado os pratos pelo BEM CASADO, pois é este doce coberto de mel é o nosso bem casado para dar sorte e prosperidade.
Vou tentar agora descrever e até mostrar os pratos.

Brusqueta e FalafelIniciaram com “Calisuma” um tipo de pastel com coalhada.
Faz parte da tradição a grande fartura , e com isto nada é retirado da mesa , na arrumação já existem vários pratos uns sobre os outros para que sejam retirados apenas os mais sujos .
Iniciamos por uma espécie de Brusqueta (DAKO) ,porém, feita com o pão duro coalhada , falafel e azeitonas

Passamos um tempo entre muita risada pois a tradição é a alegria e isto eles têm e muita.
Vem um prato com verduras refogada (escarola e abobrinhas) sempre sem tempero para você poder se prover do azeite.


Após este vem a salada grega, que esta em todos os lugares, feita com tomate pepino e queijo feta
Um mix de berinjela, banana, enroladinho e queijo, em seguida mais um prato de verduras com carne de carneiro.
E após uma pausa chega um prato que eu jamais pediria pelo aspecto, pois parece uma canja, mas é algo que preciso comer novamente.
Um risoto bem mole feito com o caldo da carne do carneiro cozido que o acompanha, É MARAVILHOSO. , TENDO A OPORTUNIDADE, PROVE. (PILAFE)
Para digerir melhor um prato de verduras e doces, acompanha muitos vinhos e a tal pinguinha .
Voltamos para o Hotel para nos prepararmos para o grande evento do dia, o casamento.
Pela manhã pegamos praia, piscina e às 17 horas fomos para o casamento.
Chegamos numa igrejinha no alto de uma colina com 360 graus de vista, chegamos durante o dia e saímos ao anoitecer. Esta transição é maravilhosa e cria uma incrível luz para os noivos e convidados.

O casamento Otomano.
O Noivo aguarda a noiva do lado de fora na porta da igreja e quem segura o Buquê é ele, que entrega para ela num gesto de muito amor e carinho.
Os pagens trajados a caráter .
Os noivos passam por dentro da igreja e a cerimônia é realizada do lado de fora.

 

A figura mais importante do casamento é o padrinho que participa de tudo e esta presente em cada ato da cerimônia até o momento do encerramento.
Existe um presente no altar que é dado aos noivos.
O Sermão é bastante extenso.
E para os louvores dão três voltas no sentido horário e três voltas sentido anti-horário.
Após ter recebido uma coroa prateada com um pequeno véu que simboliza a união e felicidade, tomam três goles de vinho juntamente com o sacerdote e o padrinho.
As a


Após a cerimônia novamente é oferecido o doce regado a mel e castanhas.
Durante as fotos e conversas o grande POR do SOL.

Fomos para a festa.


Os trajes são os mais coloridos possíveis.
Preto é proibido pois simboliza a tristeza.
A alegria está presente, acompanhada de muita comida, e muita música. As festas costumam terminar ao amanhecer quando os amigos e o padrinho levam a noiva até o quarto de núpcias.
A sequência de danças:

Dançam os noivos com os familiares

Dançam os dançarinos.


Dançam as mulheres

Dançam os homens


Dançam todos até amanhecer.
A sequência de comidas é a mesma, ficando sobre a mesa um grande prato de frutas.

Esta era nossa mesa identificada.

La fomos nós.

Para cortar o bolo , a mãe do noivo coloca o casal de noivinhos sobre o bolo e ajuda os noivos a cortar o bolos o primeiro pedaço é o padrinho.

Como o casamento era de noiva Brasileira tivemos Havainas, óculos coroinha e outros brinquedinhos como lembranças…


Inesquecível.

Print Friendly, PDF & Email