O setor de hotéis foi um dos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus. Segundo pesquisa, o setor de turismo no Brasil deve sofrer uma queda de quase 40% no faturamento em comparação com o ano de 2019.
Afinal, com o isolamento social apresentando-se como a melhor medida para combater a Covid-19, naturalmente as pessoas deixaram de viajar e de se hospedar.
Mas é claro que tudo isso vai passar. Por isso, os hotéis já estão se preparando para receber os hóspedes com medidas de segurança após a pandemia. Quer saber mais sobre como tem sido esse processo? Continue acompanhando!
Revisão de processos internos
Esse é o momento de todos os hotéis revisitarem seus próprios processos internos, desde o check-in até a limpeza das acomodações, para identificar quais deles precisarão ser aprimorados para voltar a receber os hóspedes com segurança.
Isso tem sido feito especialmente por considerar a hipótese de retomar os atendimentos antes da existência de uma vacina, ou antes de ela atingir a população de forma integral.
Protocolos de segurança
A adoção de novos protocolos de segurança inclui:
- A obrigatoriedade do uso de máscara nos hotéis, tanto por parte dos colaboradores, quanto dos hóspedes;
- A redução da taxa máxima de ocupação para manter o distanciamento social;
- A adoção ou intensificação de procedimentos digitais, por exemplo, o check-in online, que evita o contato físico.
Em países da Europa, onde as atividades já estão sendo retomadas, é possível observar algumas medidas como a minimização de contato no room service. Um dos exemplos é a extinção do menu físico, ficando disponível apenas na TV/tablet do quarto. E quando o hóspede pede algo, o funcionário deixa o carrinho na porta, assim, o hóspede recolhe e depois deixa novamente ao lado de fora.
Outra norma que tende a ser estabelecida nos hotéis é a higienização das malas dos hóspedes no ato do check-in (antes de serem recolhidas para a acomodação) e, também, no check-out.
O intervalo entre o check-out de um hóspede e o check-in do próximo a ocupar uma acomodação também deve aumentar. Assim, a equipe responsável pela limpeza vai ter mais tempo hábil para se certificar de que a higienização será extremamente minuciosa.
Detalhes que fazem a diferença
E é claro que não podemos nos esquecer dos detalhes mais simples, mas que fazem diferença, tais como:
- Disponibilização de álcool gel em todas as instalações. Assim, os hóspedes e os funcionários podem higienizar as mãos com frequência;
- Suspensão de serviço de alimentação estilo “self service” ou adaptação desse modelo para se tornar mais seguro;
- Medição da temperatura dos hóspedes quando chegarem ao hotel;
- Adoção de um protocolo específico, caso algum hóspede venha a ter os sintomas da Covid-19 durante a sua estadia.
Nossa equipe tem trabalhado intensamente para que o nosso espaço seja totalmente seguro quando voltarmos a receber nossos hóspedes. Estamos ansiosos por esse momento! Afinal, nosso espaço só tem razão de existir quando vocês podem desfrutar dele. Aqui, prezamos pela tranquilidade de saber que a saúde da sua família está a salvo!
Entre em contato conosco para saber mais sobre como será esse processo. Teremos o prazer em conversar com você e explicar tudo com calma!
Preparamos um texto com dicas para você curtir suas viagens após a pandemia, confira!