Cracóvia-Polônia 1

Cracóvia fica as margens do rio Vístula e foi fundada no ano 700 por um sapateiro remendão chamado Krak, que se tornara o primeiro Rei do seu país, sendo capital da Polônia entre 1320 e 1596. Devastada  pelos mongóis em 1241, 1259 e 1287. Fez parte da Áustria, com o nome de Krakau, de 1795 a 1809 e de 1846 a 1914.

O Centro Histórico de Cracóvia foi inscrito pela UNESCO em 1978 na lista do Patrimônio Mundial.

Saímos de carro às 12h de Berlin para percorrer a distância de 600 km.

Poderíamos ter saído  mais cedo, mas penso que com uma distância desta o melhor é aproveitar a cidade onde se está e sair para almoçar na estrada, já que após a viajem o desejo é descansar.

As estradas na Alemanha são maravilhosas, atravessamos a fronteira sem o menor problema e sem nos pararem. Ai tudo mudou, as estradas ficaram simplesmente horríveis.

Após a fronteira vimos um pequeno hotel com restaurante, resolvemos almoçar pois não tínhamos ideia do que nos aguardava e concluímos que foi bom termos comido.

2 20151106083554

Logo de início, pelo “Boa Tarde”, percebemos que a comunicação seria complicada, eles não nos entendiam e nós também não entendiamos eles.
Mas o restaurante, sabendo do problema, tinha um menu preso a parede com a explicação em Inglês.

A gastronomia regional é deliciosa.

A sopa é um dos acompanhamentos e é facilmente encontrada em qualquer lugar a qualquer hora, mesmo no verão de 32 graus.

Estávamos no restaurante e começou a chegar um grupo de casais para festejar algum evento. Logo descobrimos, tratava-se de casamento, normal no verão, as mulheres com uma flor vermelha nos cabelos, marcavam o evento.

Discursaram cantaram e festejaram. Adoro ver este tipo de evento típico.

A estrada melhorou mais à frente e os postos de gasolina são ótimos, oferecem comida saudável.

Chegamos em nosso hotel, o pequeno e maravilhoso The Brunevosk Palac  (http://www.palacbonerowski.com) às 9h, pois tivemos um acidente na estrada e nossa viagem atrasou muito.

Rynek Glowny 42 Św. Jana 1, Cracóvia 31 013 Polônia.

Na praça central da cidade.

O hotel é um pequeno casarão com quatro andares e os apartamentos são enormes e luxuosos.

Com o Restaurante Milano embaixo, com desconto de 20% por sermos hóspedes e o nosso cansaço, jantamos no hotel mesmo.

Após 2 horas de espera e um serviço péssimo, sentou na mesa de frente com a nossa, uma figura com os cabelos revoltos que eu demorei para me dar conta de quem era, porém o Wilson, no menos minuto falou: “Romam Polanski!”
Abrimos a internet para conferir e era pura verdade, era ele mesmo. Um dos mais famosos e prestigiados  diretores de cinema do mundo, colecionador de Oscars e envolvimento em polêmicas em escândalos.

Por coincidência estamos no menos hotel e vamos tomar nosso café da manhã lado a lado.

A vida é muito louca!

Depois desta festa estamos indo dormir.