Cuba – Onde hospedar-se em Havana e Varadero

São poucas as informações sobre onde hospedar-se em Cuba, tanto para o Mundo como para os Brasileiros, por este motivo,  a intenção deste Post é ajudar com dicas de hospedagem em dois dos mais procurados pontos turísticos de Cuba, a capital Havana e Varadero.

Sabemos que a ilha com face no mar do Atlântico e face para o mar do Caribe é no geral quente com mar lindíssimo povo alegre e boa música, mas isto não é garantia de uma boa hospedagem.

Vou falar sobre minha experiência precisando realizará as reservas para minha Família de 4 pessoas de diferentes idades e interesse a responsabilidade fica ainda maior .

Onde se hospedar em Havana

Nossa preferência é sempre os hotéis menores com atendimento familiar e pessoal, mas neste caso faltava-me a informação, sendo assim partimos para os hotéis de rede que garantiria o conforto e a boa alimentação .
Em Havana nosso opção foi o Meliá Cohiba e lá passamos 3 noites em Havana. O Meliá Cohiba Hotel é um hotel alto, inaugurado em 1994, localizado no bairro de Vedado, em Havana, Cuba, ao lado do Malecón e ao lado do histórico Hotel Habana Riviera.
O hotel de cadeia Espanhola, atua desde que houve a primeira abertura ao turismo em Cuba.
Para Cuba a rede tem fundamental importância pois abriu divisas ao mundo.
O Cohiba está bem localizado em frente ao mar e oferece ônibus para quem quer visitar a cidade.
Sendo muito grande com vários restaurantes e serviço Cubano é ótimo para comodistas.

RECOMENDAMOS A MASSAGEM RELAXANTE DO HOTEL.

All Incluse no Melia de Cuba

Fizemos a massagem que foi fundamental a nosso bem estar e início de nosso relaxar, meus filho e eu estávamos exaustos com excesso de trabalho que tivemos em um ano difícil do Brasil.

Nosso primeiro drink Cubano, o Mojitos, foi no bar do Hotel .

Mojitos no Meliá de Cuba
Mojitos no Meliá de Cuba

As acomodações foram excelentes com quartos amplos e bom banho, tudo que um cinco estrelas promete, nada mais.
Se você está em busca de um hotel neste perfil, claro que recomendo .
As possibilidades de um hotel mais charmoso menores, com atendimento personalizado são muitas.
Vimos no centro da cidade pequenos hotéis muito charmosos com arquitetura dos anos 1920 e 1930 que são totalmente confiáveis.
Os Paladares, que são casas particulares abertas para o negócio onde atende-se como restaurantes e hospedagens, podem ser um experiência única e positiva . (Paladar é um termo que em espanhol traduz literalmente para “Palatino” e usado com esse significado no mundo de língua espanhola, no entanto, em Cuba é usado exclusivamente para se referir a restaurantes geridos por auto-empregadoresWikipedia (inglês)

DIFICULDADES COM INTERNET E PAGAMENTOS

Restaurante japones no Meliá
Restaurante japonês no Meliá

A dificuldade pode ser com a comunicação e pagamento, pois a internet aqui é restrita e os pagamentos idem.
Muitos restaurantes não aceitam cartão de crédito e tudo precisa ser pago em dinheiro, dificultando as reservas e não nos dando a confiança de chegar e tudo estar conforme combinamos.

Estando aqui vejo que isto pode ser algo confiável mas não posso afirmar.

 

VARADERO – CUBA

Varadero Cuba vista para o mar

Varadero é uma estância balneária de Cuba pertencente ao município de Cárdenas, província de Matanzas e com População de 27.170 (2010)

Em Varadero as opções oferecidas no Brasil são para as hospedagens em resorts “All Inclusive”, pois todo o centro turístico encontra-se concentrado e nacionalizados.
Para quem já hospedou-se em um All Inclusive, sabe que quando este é sugerido é para que se tenha todas as comodidades e nada seja “um gasto a parte”, mas a realidade é um pouco diferente…
Realmente tudo é incluído nas diárias, refeições, lanches, cafés, guloseimas, passeios enfim, mas, a pegadinha é que, na realidade tudo é em horários diferentes ao que você necessita:

  • Os passeios tem limites.
  • Os horários são limitados e não condizem com seus passeios.
  • As reservas aos restaurantes são limitados com horários que dificultam a sua frequência.

MELHOR UM HOTEL APENAS COM CAFÉ DA MANHÃ E LIBERDADE PARA FAZER SEUS PASSEIOS E REFEIÇÕES.

Praia do Meliá Varadero - Cuba
Praia do Meliá Varadero – Cuba

Tudo que é oferecido, tem pequenas dificuldades, a conclusão é óbvia, melhor estar em um hotel onde você tem café da manhã e nada mais, optando por aquilo que gosta e quer, afinal seus dias são contados por aqui.

Porém em Cuba é mais difícil sair deste tipo de serviço, porque tudo é controlado e faz parte da política do país.
Varadero foi totalmente nacionalizado em 1959 ao final da revolução.
Todos os serviços, hotéis e restaurantes são do governo, e tudo precisa ser rigorosamente reservado e acertado com estes.
Mas nada está perdido, você ainda tem a opção de alguns Paladares próximos a Varadero.

CASAS PARA ALUGAR EM VARADERO

A pequena vila de pescadores Bellamar está a alguns quilômetros de Varadero e tem sua renda da pesca e das casas que alugam para veraneio, fazendo uma pesquisa você encontrará algumas destas pelo valor de 25 a 50 pesos.

Noites no Hotel Meliá em Varadero – Cuba

Na praia de Varadero, ao lado o Resort Meliã, está a casa Xanadu Maison, hoje a sede do Golf Club, a casa com arquitetura dos anos de 20, foi da família multimilionária de Alfredo Irénée Dupont, Dr. Nemours, na época, donos de toda a praia .
A casa foi nacionalizada tem 8 suítes que alugam pelo valor aproximado de U$250,00 incluso café da manhã e 1 refeição e os jogos de golf. A casa conta com uma vista maravilhosa, sendo uma opção para hospedar-se.
O que eu posso afirmar e  tenho que dizer, é que estar em frente a este mar vale tudo .
Boa Viagem

Valéria Foz e Família em Cuba – Junho/Julho 2018

Cafeteria Meliá em Varadero – Cuba