Dica do concierge: cardápio literário. Conheça as histórias dos pratos tradicionais de Foz do Marinheiro

Uma boa gastronomia faz mais do que nos alimentar: conta uma história! Por trás de muitos pratos típicos, especialmente os mais regionais, existe muito para ser dito e, quando conhecemos esse pano de fundo, essa culinária, que servimos aqui no Foz do Marinheiro, torna-se ainda mais saborosa.

No “Dicas do Concierge” de hoje, vamos contar a história de alguns pratos tradicionais que fazem parte do cardápio do nosso restaurante.

Feijoada

Todos os sábados, o restaurante Acácia serve a sua já tradicional feijoada, que nossos hóspedes apreciam muito. Mas de onde vem esse prato delicioso?

Mais antigo do que você imagina esse prato é uma mistura de diferentes tipos de carnes, legumes e verduras. Na época do Império Romano, há milhares de anos, já preparavam um prato similar, assim como na região da França, Portugal e Espanha.

A feijoada brasileira é uma variação dessa receita, mas com o nosso toque especial. Afinal, tanto o feijão quanto a farinha de mandioca tem origens da América do Sul. Portugueses trouxeram na bagagem a técnica de combinar o cozido de diferentes tipos de carne e o feijão acabou sendo acrescentado com o tempo, assim como a farinha como acompanhamento.

Existem diversas versões que falam sobre a feijoada no Brasil. Uma delas diz que os escravos preparavam o prato com o que sobrava da comida dos nobres.

Mandioca

A culinária de Foz do Marinheiro é bem caipira e é isso que a torna tão saborosa! Sendo assim, uma boa mandioca frita não pode faltar. Afinal, esse é um dos petiscos mais populares do Brasil. A mandioca possui diferentes nomes. Os dois mais comuns são aipim e macaxeira.

A lenda de Mani

A origem dessa raiz é envolta por diferentes histórias, inclusive a lenda de Mani: uma indiazinha que morreu durante a infância e que a enterram na oca onde morava. Todos os dias, os familiares choravam sobre a cova de Mani.

Certa vez perceberam que no local onde estava o corpo da pequena índia estava nascendo uma raiz. Deram então o nome de “Manioca”, por ter nascido na oca onde Mani foi enterrada.

De acordo com o que se sabe é que os índios descobriram e domesticaram a mandioca em território brasileiro e os colonizadores europeus aprenderam com eles as técnicas de cultivo.

Pão de queijo

Aqui em Foz do Marinheiro, o pão de queijo é bastante popular e nunca falta no café da manhã do nosso hotel fazenda. A origem exata desse salgado é tão incerta quanto sua apreciação.

Boa parte dos relatos diz que criaram a receita em Minas Gerais, ainda no século XVIII. Nessa época, as cozinheiras que trabalhavam nas fazendas faziam pão com farinha de mandioca, posteriormente chamada de polvilho, ao invés da farinha de trigo que os portugueses traziam.

Junto com a mistura de farinha, eram colocados pedaços de queijo que sobravam na cozinha, a fim de se obter uma massa mais consistente.

O costume era comer um pedaço desse pão depois das refeições. Hoje em dia, qualquer momento parece propício para um bom pãozinho de queijo, melhor ainda se for acompanhado pelo café!

Estes e outros pratos típicos estão no cardápio do nosso restaurante. Quer aproveitar a nossa culinária? Entre em contato com a gente e veja como fazer a sua reserva e aproveitar tudo o que o hotel fazenda Foz do Marinheiro tem a oferecer!

Print Friendly, PDF & Email