Dica do concierge: da horta para o prato. Cardápio exclusivo para quem ama comida orgânica

Seja bem-vindo ao primeiro “Dica do Concierge”, uma seção especial que você vai conferir por aqui com dicas especiais, principalmente para quem adora viajar. O concierge é o profissional responsável por atender todas as necessidades do hóspede durante a sua estadia no hotel, prestando um serviço personalizado.

Na nossa primeira dica, vamos falar um pouquinho sobre comida orgânica! Achou interessante? Então continue conosco para conferir!

O que são alimentos orgânicos?

Em primeiro lugar, hoje no “Dica do Concierge”, vamos falar sobre os alimenteos orgânicos. Alimentos orgânicos são aqueles cultivados de forma totalmente sustentável e saudável, sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos, hormônios, aditivos ou quaisquer outras substâncias comumente utilizadas na agricultura de larga escala.

A agricultura orgânica é regida pelas leis da própria natureza, sem intervenções artificiais para melhorar a produtividade. Existem dois critérios básicos, portanto, que caracterizam os alimentos orgânicos:

  1. Sua produção não deve levar qualquer tipo de componente químico;
  2. As técnicas de cultivo devem ter como premissa a preservação do meio ambiente.

É como se o alimento saísse de uma horta direto para a sua mesa!

Por que vale a pena investir em alimentos orgânicos?

A maior vantagem dos alimentos orgânicos em relação aos produtos convencionais realmente é a ausência de agrotóxicos. Esse tipo de substância contém componentes que são capazes de alterar o DNA das células quando consumidos. Isso significa que é capaz de causar inflamações e outros danos ao organismo. Pois bem, um alimento orgânico não traz esse tipo de risco!

Outro fator importante a ser considerado é que, na produção de alimentos orgânicos, existe uma preocupação maior com a qualidade. Isso significa que os nutrientes são preservados, assim como a quantidade de água presente em cada produto.

Se você busca uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, sais minerais e antioxidantes, os alimentos orgânicos vão ser de grande utilidade. Como se não bastasse, quem opta por comida orgânica ainda está contribuindo com o meio ambiente. Assim, está incentivando um método de produção que se preocupa em ser ecologicamente correto e sustentável.

Outra consequência direta do consumo de produtos orgânicos é a valorização de pequenos produtores. Portanto, o consumo está viabilizando a sua sobrevivência nesse meio tão dominado pela produção industrial.

E não é apenas isso: também há um incentivo à preservação da saúde dos agricultores, já que o manejo de agrotóxicos pode ser extremamente prejudicial para a saúde.

Custo-benefício

Embora os alimentos orgânicos sejam ligeiramente mais caros do que os convencionais, essa diferença de preço é plenamente justificável, avaliando todos os seus benefícios.

Mas por que eles têm esse valor mais elevado? Por várias razões, uma delas é que os custos da produção são mais altos, já que ela é muito mais “artesanal”. Além disso, ainda não há investimentos suficientes em tecnologias que otimizem essa produção, sem comprometer a qualidade do alimento.

Aqui no Eco Resort Foz do Marinheiro, os alimentos que vão para a mesa dos nossos hóspedes são todos orgânicos. Acreditamos que priorizar produtos selecionados é uma forma importante de garantir o bem-estar de todos durante a sua estadia!

Quer garantir um fim de semana ou um feriado com tudo de melhor, desde a estrutura até os alimentos? Entre em contato conosco e faça sua reserva agora mesmo!

Print Friendly, PDF & Email