Funchal , Ilha da Madeira , Portugal .

Funchal , Ilha da Madeira , Portugal
Saímos de Handinburgh , Escócia .

mãos de nosso percurso pela Escócia
vôo Hamburgh, Londre , Funchal

Com escala em Londres, chegamos na ilha em 4 horas , apesar da viagem rápida e fácil , foi uma noite mal dormida onde acordamos às 5 HS da manhã , após 16 dias intensos percorrendo a Escócia .

O aeroporto de Funchal, um dos mais perigosos do mundo com vista direta para o Atlântico , sem dúvida uma vista encantadora .

alugando o carro

A Ilha não é grande com 56 X 18 km , onde em cada canto tem-se uma curiosidade da civilização .

Hoje após 3 dias na ilha posso  falar um pouco do que vi e sobre meu encantamento neste lugar .

Confesso que ao chegar tivemos um choque de cultura, arquitetura e paisagem , mas após a primeira parada já estávamos completamente apaixonados por ela e pelo seu povo.

No Mercado dos Lavradores, vimos toda a riqueza,   fomos apresentados com alegria  por toda a gente do mercado pelo Bruno da barraca de bordados, me entreguei as belezas e a cultura da ilha e nos apaixonamos .

Num breve passeio a pé cheguei a Igreja do Colégio , na praça do Município .

Sem dúvida a visita vale a pena .

Para nós Brasileiros temos aqui uma visão real de nossa colonização e arquitetura levada pelos Portugueses .

A igreja fica ainda mais rica com as misturas do Ouro e dos azulejos, azuis e mesclados como cores e mosaicos diferentes .

Uma obra de Arte onde não ficou a nada por fazer .

Amei!!!

Passei rapidamente pela colina central , onde as ruelas típicas dão ouvidos aos falatórios das pessoas entusiasmadas .

Num vai e vem , sobe e desce , passei uma das ruas centrais e dei-me com uma animada feira , tratava-se da feira do livro que acontece aqui 1 vez ao ano neste local .

Ritz em frente a praça e a feira do Livro

A feira  é nas ruas em tendas armadas pelos livreiros e livrarias e lá  tem peças de poesias , músicas , recitais .

As noite terminam em animadas baladas em tendas distribuídas com músicas e drinques .

De lá fomos à parte velha da cidade , tudo é perto,e andar de um lado para outro é muito agradável e seguro .

Lá paramos em baixo do teleférico a busca do restaurante

Taverna Ruel.

Enfim encontramos .

Todos foram simpáticos e nos ajudaram a fazer um pequeno vídeo para para a ilha TV, onde apresento  estas maravilhas gastronômicas.

Que são os peixes, os mariscos , o peixe esposa é sem duvida a principal atração da ilha , e diga -se de passagem delicioso .

Dividimos o espada e o atum na brasa apenas com gilete de azeite e sal .

Simplesmente fantástico ! O sabor do peixe fresco e do azeite explodem-na boca , regado com um bom vinho português .

E de sobremesa a casata de maracujá.

Tradição da ilha da Madeira .

Saímos do restaurante que está na rua Santa Maria e fomos apreciando a galeria a céu aberto que lá existe .

Trata-se Do projeto “portas abertas ” que em 2010 deu-se neste local , onde artistas e a câmara do município realizaram juntamente .

Os artistas foram de casa em casa convencendo cada moradores e proprietários das casas e do locais pedindo que cedessem  as portas de suas casas aos artistas plásticos para que pintassem-as dando uma nova vida e visibilidade ao local que estava devastados pela enchente de outrora, invadido por drogados e prostitutas .

A ideia seria que com esta nova visão o local se transformasse em ponto de atração e as pessoas que aqui passavam pudessem levar uma imagem diferente da cidade e do local .

O projeto após muita discussão   está aqui forte e real , uma verdadeira galeria a céu aberto, com obras e poesias expostas na rua .

E como não poderia deixar de ser, chegaram também as  verdadeiras galerias de arte que expõem e vendem estas artes com artistas renomados residentes e convidados .

Um projeto que nasceu na França e seria ótimo que se espalhassem pelo mundo , dando visão as artes em geral .

Saímos dali de carro demos um giro nas colinas arborizadas com Jacarandas mimoso e outras árvores , a cidade é muito linda!!!

Tivemos um dia muito agradável.

No final da tarde em nosso terraço vimos o por do sol que acontece sempre muito tarde nesta época do ano .

Na manhã seguinte após o café feito por nós em nosso apartamento reservados pela Interval através de nosso resorts ( já falei várias vez sobre isto e você pode aluga-lo, basta fazer-nos uma cotação ).

Saímos novamente.

Paramos em “Cabo dos Lobos ”

Uma pequena vila, do lado oeste da Madeira , apenas. A 7 km de Funchal , tudo aqui é muito perto .

Almoçamos em um pequeno porto ou baía, onde barcos pesqueiros aportam para manutenção e espera da próxima viagem , os barcos maiores podendo ficar no porto até 30 dias e os barcos menores por mais tempo , isto para garantir lugar a todos .

Durante o almoço provamos o Típico da região Peixe Bodião que é delicioso tipicamente da ilha da madeira , de sobremesa provamos o CheseCake ao molho de maracujá .

Maracujá parece ser a fruta típica da ilha .

O local tem este nome “Cabo dos Lobos ” pois nos tempos que haviam muita fome aqui vinham muitos lobos marinhos que eram caçados e devorados para matar a fome de muitos .

Daqui podemos ver a agriculta familiar que acontece na ilha , os plantios são verticais em platôs formando como uma escada de plantações de banana, uvas , morangos , mamão e outras frutas e flores similares às Brasileiras.

Voltamos para o hotel parando e fotografando as belezas da ilha .

Paramos na Henrique & Henrique , vinhos da madeira .

O Vinhos da madeira que são 6 castras , é muito parecido com o vinho do Porto , porém o processo totalmente inverso ao Porto.

O vinho da madeira foi percebido durante as viagens dos caminhos das Índias , que permaneceram dentro de um navio e sofreram momentos de calor das grande viagens ,voltaram para Ilha da Madeira com uma qualidade muito superior às da partida, aguçou a curiosidade e forçou a pesquisa da razão do melhoramento da bebida .

Claro que isto foi estudado e aproveitado , e logo aperfeiçoado , dando origem ao processo do desenvolvimento deste vinhos , que hoje é exportado é conhecido pelo mundo inteiro .

O vinhos da madeira, recebem uma adição de álcool e sua fermentação é brecada e continuada de acordo com o vinho que querem fabricar no momento .

Quanto à fábrica Henrique & Henrique , tratava-se de dois irmãos que herdaram a propriedade .

Alem de muitas propriedades , como não tinham herdeiros a indústria foi doada aos empregados que nela trabalhavam , hoje não é mais uma empresa familiar e tão pouco dos herdeiros .

Exportadores para o mundo ,  está Henrique & Henrique .

Voltamos facilmente para nosso hotel , as estradas são ótimas e existe a opção da via expressa e das pequenas estradas, todas boas .

E logo a seguir saímos para nosso jantar na :

Casa dona Maria .

Jantar com Fado .

Sempre romântico .

casca de batata, frita

Para variar pedimos o bacalhau que como sempre estava delicioso .

O jantar é agradável e o serviço é ótimo!

O vinho e a Ginja , bebida típica feita de cerejas vermelhas ,que provamos fantástico!!

Novamente após o café em nosso apartamento , saímos , confesso que estávamos muito cansados .

Fomos rumo o lado Norte da ilha, totalmente diferente aos passeios anteriores à beira mar pela estrada costeira fomos parando e nos encantando pela paisagem e pelas curiosidades que ilha proporciona .

Nossa primeira parada foi na vila de Camacha , com a vista magnífica, trata-se da vila onde fabricam o vime.

Uma vez o vime teve seu apogeu, Madeira foi grande exportador, iniciando pelos Estados Unidos e posteriormente outros países , mas a moda foi a exportação sofreu queda e hoje existe apenas uma fábrica , praticamente para os turistas, os jovem não querem aprender e não querem o ofício e o Vime hoje apresenta-se aos milhares de turistas que visitam e adquirem algumas peças .

Na mesma praça tem o relógio , que foi uma doação de Liverpool para Camacha e o marco a apresentação da bola de futebol aos Portugueses.

Foram os Ingleses que trouxeram o esporte que hoje mundialmente é conhecido , tem como ídolo Cristiano Ronaldo  que é da Ilha da Madeira , e tem seu Museu  ao lado de nosso Hotel .

Provamos também o Bolo de Mel , um tipo de pão de mel com castanhas e uvas passas e provamos a Cidra bebida feita na Madeira .

Saímos e fomos subindo pela estreita, é linda estrada para Santa Cruz , Marchico o povoados mais antigo da ilha e Santana , local muito alto e mais frio .

A Ilha tem um micro clima que permite que você tenha várias estações em um só passeio .

É em Santana que estão as casinhas de sapê , que antigamente viviam lavradores e moradores .

Estas são pequenas com apenas 1 ou 2 cômodos , cobertas em palha e madeira .

Hoje protegidas pela Unesco são poucas espalhadas pela cidade , mas as que têm são uma belezinha.

Segundo o rapaz dos suvenires estas foram acabando pois a manutenção da palha encarece e impossibilita as pessoas a mantê-las , uma pena pois são lindas .

Almoçamos em santana clarinete bacalhau .

Paramos em Ponta de São Jorge para ver as ruínas e também paramos em outras vilas o locais .

Seguindo vimos a placa que indicava o moinho de madeira e pedras , uma visita encantadora .

Sendo o único e mais antigo moinho de madeira e pedra da Europa .

O moinho é movido pelas águas que brotam e correm em canaletas de pedras poderosa a ilha .

Este funciona, e lá tem uma família que nos mostra e explica com muita simpatia .

a senhora do moinho e eu

Uma parada que realmente vale a pena .

Continuamos nosso passeio , e fomos parando pelos mirantes que são muitos e pelas encantadoras vilas .

Paramos no Limbo do Pico um mirante belíssimo com vista para o mar e para as montanhas .

Chegamos em São Vicente, e como já era 17 HS resolvemos voltar pela via rápida, que é  toda feita em enormes pilares,é suspensa corante a ilha e dando a possibilidade de chegar mais rápido .

Realmente estávamos encantados com tanta beleza , e também muito cansados .

Preparei o nosso jantar no terraço e agora vamos dormir pois amanhã quero estar cedo no mercado que dizem ser maravilhoso as sextas feiras quando todo produtor da ilha , trás seus produtos para a venda .

Levantamos mais cedo para a visita ao mercado afinal as sextas feiras os Lavradores , artesoes, pescadores levam seus produtos para as vendas no mercado .

atum de mais de 100kls

O mercado fica enfeitado e o dia vira uma festa .

No andar superior aulas de bisnagava e danças para a terceira idade , que é muito grande aqui .

No andar térreo as flores , frutas e legumes , muito parecidos com o nossos , banana , abacaxi , pitanga , 7 tipos de maracujás de sabores diferentes a fruta da planta costela de Adão ,que parece uma pinha e outras frutas , todas selecionadas e lindas .

No andar de baixo os peixes, a começar pelo espada que é o Peixe típico da Madeira , o Bolião (vermelho ) o atum de até 140 Kls , as conchas , as sardinhas e outros, uma verdadeira festa .

Mais uma vez comemos o Pastel de nata com café e compramos o Bolo do Caco, que agora com receita em mãos sei que é base Batata doce , também muito usada por aqui .

Eu adoro este tipo de passeio e acho importante para conhecer os costumes, os valores, e a cultura .

“Toda cidade deveria conservar seu mercado assim como suas igrejas , pois são onde  estão guardadas a riqueza da cultura local “.

Saímos do mercado já tarde .

E como para a fábrica de bordados a Bordal , um local sonhado , principalmente quando tive meu primogênito, quem não sonha com um enchoval com bordados da madeira ?

Mas vejo que não será desta vez que vou realizar este sonho, as toalhas várias entre 1.000,00 e 10.000,00 euros , minha mesa tem 1.70×2,50 mts .

Uma emoção ver as bordadeiras realizando aquilo tal qual a séculos atrás .
Os riscos ,os furos ,o decalque ,a entrega, a lavagem o recorte é a finalização.

Uma riqueza !!

Foi a senhora Elizabethe Phelps 1820-1883) que trouxe e iniciou a comercialização do bordados para uso doméstico aqui na ilha da Madeira .

A Bordal tem uma loja on-line e pode vender para qualquer parte do mundo , ou ainda desenvolver os desenhos que desejar .

Neste momento o Wilson que me esperava em um café checou nossas passagens e me deu a triste notícia que teríamos que partir no sábado e não domingo como eu pensava .

“Banho d água fria ” pois eu achei que   não aguentaríamos ficar 1 semana na ilha , ficaríamos muito mais .

Fazer o que ?

Continuamos nosso itinerário e subimos para São Vicente local que terminamos o passeio de ontem .

Almoçamos em são Moniz , onde estão as piscinas naturais , e a paisagem como sempre é fantástica .

Pedi as tais sardinhas assadas que tanto gosto o Wilson um polvo , com azeite e vinho Português.

Nestas alturas já era 16 HS e voltamos pela pista rápida .

Paramos na igreja de São Martinho que não deixaria por menos , maravilhosa , com seu dourado e azul e cheirinho de que foi limpa a dois minutos atrás .

De la fomos para o centro e paramos no Ritz o Wilson tomou um Madeira seco enquanto eu fazia as sobrancelhas em um salão renomado, não paguei caro e sai feliz com o resultados , confesso que estava com medo .

Já 18:30 voltamos para casa e estamos a saborear um Whiskey de que trouxemos da Escócia e agora vou arrumar as malas .

Desta vez exagerei nas malas , acho que perdi entre o casamento o frio o calor , gravações e trouxe coisas que não preciso .

Gente isto falo para mim mesma em viagens quanto menos é mais.
Não completamos os passeios que Iha oferece e vamos embora com vontade ficar.

Foi realmente uma surpresa muito abracadabra .

Volto e recomendo com certeza .

O Hotel é sem duvida maravilhoso oferece muito, mas não tivemos tempo para  ele .

Fica o gosto de quero mais .

Amanhã partimos para o continente rumo o Algarve.