O turismo é uma atividade que se divide em diferentes categorias, de acordo com suas características e propósito. Uma delas, em que vamos nos aprofundar hoje, é o turismo ecológico. Já adiantamos que é uma ótima pedida. Tanto para os viajantes com um perfil mais aventureiro, quanto para aqueles que buscam relaxar a cada novo destino que conhecem!
O que é turismo ecológico?
De acordo com a definição da Embratur, o turismo ecológico, também conhecido como ecoturismo como “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.
Portanto, o turismo ecológico é uma modalidade que consiste na visitação de locais dominados pela natureza, que tenham sua preservação garantida, por meio de investimentos e das entidades competentes.
Além disso, é uma oportunidade de promover o entendimento e a consciência ambiental da população.
Por isso, as atividades educativas também fazem parte do turismo ecológico. Quem oferece essa opção turística deve estar preparado para orientar e ensinar os visitantes sobre a importância e as particularidades daquele ambiente.
Além disso, essa é uma modalidade turística que está em alta no mundo todo, porque vai ao encontro das necessidades de preservação e da busca das pessoas por essa conexão com a natureza.
Atividades comuns no turismo ecológico
Assim, o turismo ecológico contempla atividades que permitem a interação do ser humano com a natureza. Além da visita e apreciação de cenários naturais. Sempre de forma respeitosa e sustentável, obviamente.
Confira alguns dos exemplos mais comuns:
Trekking: é uma caminhada feita em meio à natureza, que pode ser de diferentes níveis, dependendo das particularidades daquela região. Isso é algo que deve ficar explícito para o turista;
Acampamento: é uma atividade para quem já tem mais familiaridade com a natureza. Consiste em passar pelo menos uma noite nesse espaço, dormindo em barraca e sem uma infraestrutura confortável. Entretanto, é uma experiência que pode ser muito positiva se bem planejada.
Cavalgada: é considerada uma atividade própria do ecoturismo quando o cavalo é o único meio possível para se chegar até um determinado ponto;
Passeio de barco ou caiaque: para quem não é tão aventureiro e prefere um momento tranquilo de apreciação da paisagem, esse tipo de passeio é muito bem-vindo!
Mergulho: a fauna e a flora que existem embaixo d’água são de uma riqueza indiscutível. Para conhecer esse tipo de ambiente, o mergulho é altamente recomendável.
Turismo ecológico em hotel fazenda
Para quem deseja praticar esse tipo de turismo, escolher um hotel fazenda é uma ótima ideia. Especialmente se ainda não estiver tão familiarizado com os passeios em natureza aberta.
Aqui, você consegue praticar diversas atividades ecoturísticas como: o passeio de caiaque, stand up paddle, passeio de cavalo e a própria observação da fauna e da flora local.
Ao mesmo tempo, contamos com uma infraestrutura completa de acomodações e gastronomia. E então, que tal experimentar essa vivência incrível? Não deixe de entrar em contato conosco e para saber mais sobre os nossos pacotes!