Restaurante Mandioca Cozinha.
Aipim, macaxeira, maniva ou simplesmente mandioca é o prato base inspirador da chef pernambucana Maria Eduarda Melo, a “Madu”, no restaurante Mandioca Cozinha localizado à Rua Doutor Cesário Mota Junior, 187, Vila Buarque, tel. 2936-9427 e 99282-7556 , e que foi a nossa escolha para a sexta feira do feriado de finados, confesso que foi uma grata surpresa.
O restaurante com sua arquitetura baseada no conceito da simplicidade e do charme, recebe em sua maioria, clientes vindos de Higienópolis, Santa Cecília e o do próprio centro da cidade, mas, graças a sua fama que anda crescendo rapidamente, atrai pessoas de todos os lugares e regiões de São Paulo.
A preocupação com inclusão social e a pegada sustentável é explícita, assim como a bandeira da “brasilidade”.
O menu trás pratos de varias regiões do país e os ingredientes são cuidadosamente escolhidos e trazidos da região correspondente ao prato, e em todos, a presença da estrela da casa: a mandioca, que exibe toda a sua versatilidade em formas variadas como purê, farinha, massa dando o ar da sua graça em todos os pratos, seja frita ou cozida.
Biodinâmico
Não é só a preocupação com a origem dos ingredientes, há também a preocupação em ser orgânica, como o vinho que tomamos que além de orgânico é Biodinâmico, uma forma de ir além do orgânico tendo a preocupação com a forma de plantar, de colher e o respeito ao meio ambiente e ao agricultor.
Os alimentos biodinâmicos foram desenvolvidos a partir das palestras do cientista e filósofo Rudolf Steiner no início do sec. XX que envolve toda a cadeia de produção orgânica.
O vinho branco fica com a cor alaranjada e é muito saboroso.
Sabores do Brasil, adaptados para o nosso paladar local.
A grandeza de nosso país faz com que muitos pratos sejam a ser considerados “exóticos”, pois o que é muito natural no Amazonas pode ser um sabor totalmente diferente para os paulistas. Com esta preocupação, a Chef dosa os ingredientes e ajusta para o paladar dos paulistanos deixando-os leves e muito interessantes.
Nesse sentido, ela conta que quando percebe um cliente goiano, ela coloca mais pequi em seu prato pois o que para nós é exótico para os Goianos é um hábito. Sabedoria da chefe…
Os drinks podem ser feitos com a Tiquira a pinga feira da mandioca e adoçado com rapadura. A tiquira é uma bebida alcoólica artesanal, típica do Maranhão. De forte teor alcoólico e geralmente de cor roxa, é obtida através da destilação artesanal da mandioca fermentada.
A Grande surpresa foi na sobremesa, o Brigadeiro que derrete na boca feito com massa de mandioca e coberto com farinha de mandioca e cacau , uma delícia a parte.
Você vai encontrar no cardápio boas pedidas como a Delícia do Uarini, pirarucu assado na folha de couve com banana grelhada e cuscuz de farinha do Uarini regado com tucupi e jambu, o “Porco sulista” (filé-mignon suíno à moda dos pampas com farofa de pinhão e abóbora assada com mel) e o cozido da vó Nenzinha (ensopado de legumes com carnes bovina e suína mais pirão).
Serviço
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 11h30 às 15h; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 16h30. Não abre às segundas-feiras e nem para o jantar.
Pertinho dos metrôs Higienópolis, Santa Cecília e República.