Saímos do Hotel Fazenda Foz do Marinheiro para um passeio na pequena cidade de Mira Estrela na região de Fernandópolis, noroeste do Estado de São Paulo.
Mira Estrela que já foi eleita a cidade de maior qualidade de vida do Brasil, sempre com temperaturas altas que favorece a pesca e o lazer.
A impressão que temos é estar em uma ilha, pois cada passeio que fazemos temos vistas maravilhosas para as águas limpas e calmas do Rio, a pesca do Tucunaré e Corvina é viva e faz parte da vida da cidade e seus visitantes.
Após 14 km de nosso ponto de partida (Hotel Foz Do Marinheiro) e a 592 km da capital de São Paulo, chegamos no primeiro ponto turístico da cidade: o “Portal”, dá boas-vindas aos visitantes da cidade.
Os portais são importantes para apresentar as cidades aos visitantes, porém minha opinião é: para haver um portal é importante haver as informações sobre a cidade e o que ela oferece. Caso contrário para que ter um portal?
Entrando na pacata e pitoresca cidade, os caminhos nos levam na praça principal ou para a matriz, onde tudo acontece. Lá a igreja é com uma só torre, os bancos do jardim são cobertos com caramanchões de maracujá e flores, há uma fonte “luminosa” como se diziam antigamente (hoje em reforma), uma cobertura moderna com o símbolo da cidade: a “Estrela” e é claro, a estátua do fundados Sr. Cândido Brasil Estrela, que em 21 de fevereiro de 1941 fez uma divisão em suas terras e doou alguns lotes aos moradores da cidade. O interessante é que sua família continua na região como fazendeiros e investidores.
Aos sábados e domingos a praça se abre, a alegria acontece com as barracas de vendas de alimentos, guloseimas e claro, com muita brincadeira da molecada.
Nos informamos na cidade sobre os locais a serem visitados e fomos gentilmente acompanhados até a Associação dos Pescadores, 14 km a frente, em direção a Indiaporã, em uma estrada de terra de ótima qualidade de acesso, onde vimos vários loteamentos já traçados. Ao fim desta linha chegamos ao local onde hoje está a Associação.
O local é lindo, com mata bonita, água limpa e uma vista espetacular.
Há 15 associados, porém, apenas dois estão na ativa. Estes pescadores foram subsidiados com a terra, com os tanques, os barcos e motores. Lá criam a tilápia, peixe de alto padrão de qualidade, consumidos em restaurantes. O peixe é conhecido como San Piter, a venda destes peixes no local são peixes vivos e inteiros, pois não possuem autorização de abate.
Uma oportunidade de negócio pois hoje o consumo de couros de peixes existe, o fashionismo colabora para este consumo e os ecologistas aprovam.
Na casa de Dona Maria e Sr. José João, os responsáveis, encontrei um ateliê a céu aberto de produtos criados por eles que vale a pena uma segunda matéria.
Saímos de lá e fomos na “Mata dos Macacos” uma reserva de mata Atlântica, bem cuidada, com trilhas de 3 km e 7 km onde se encontra a diversidade botânica e animal e uma imensa quantidade de macacos.
Um pouco mais a frente: a famosa Prainha, o complexo turístico Leandro Trindade da Silveira. A prainha é da prefeitura e foi criada após uma inundação. Ela é banhada pelo Rio Grande, que recebe muitos turistas e os pescadores da região, com possibilidade de acampamento, aluguel que quiosque, em um conforto básico.
A tradição da cidade são as cavalgadas e a festa do Peão na semana do aniversário da cidade.
A cidade é mais um local que carrega sua marca típica e é um potencial ponto turístico.
Nosso Hotel Fazenda Foz do Marinheiro faz este passeio para a Mata e nossos hóspedes se encantam. Caso se interessem entrem em contato conosco.
Vale a pena conhecer.
A matéwria acabou de sair também no Canal do G1 confiram: