Este ano tudo mudou.
Meu filho ficou em nosso Hotel durante três meses realizando uma grande ampliação, enquanto isto eu fiquei em São Paulo realizando a assessoria, o marketing, a finalização de algumas obras etc..
Minha filha agora maior de idade quis fazer um “mochilão”, claro que a ideia seria sair pelo mundo sem saber aonde iria e sem onde ficar, mas achamos um pouco demais apesar da experiência de viagem que ela possui.
Iniciamos algumas reuniões quem vai ou não, no inicio todos vão, mas por fim somente dois amigos finalizaram a questão, este tipo de agrupamento sempre é mito difícil.
Ai outras reuniões para dar um rumo à viagem, esta é outra dificuldade, pois as reuniões sempre terminam em risadas e nada de destinos.
Sendo assim nada melhor que a assessoria de algum profissional e foi ai que a viagem tomou forma.
O Roteiro ficou:
HOTÉIS:
PARIS – 04 noites de hospedagem em PARIS
AMSTERDAM – 04 noites de hospedagem em AMSTERDAM
BERLIM – 04 noites de hospedagem em BERLIM
PRAGA – 04 noites de hospedagem em PRAGA
VIENA – 04 noites de hospedagem em VIENA
IBIZA – 04 noites de hospedagem em IBIZA
BARCELONA – 05 noites de hospedagem em BARCELONA
A escolha dos hoteis levaram em conta a facilidade de locomoção, preço justo aliado ao conforto e a segurança.
Algumas providências tomadas foram:
Seguro viagem, além do seguro viagem oferecido pelo cartão de crédito que é oferecido desde que sua passagem seja comprada por tal cartão e anunciada a viagem para que este tenha ciência.
Atualmente é necessário comunicar o banco de seu cartão de crédito e passar o itinerário para haja o desbloqueio deste.
OBS: isto é novidade então cuidado para não esquecer.
Para um contato entre os viajantes e os que ficam no Brasil existe um cartão telefônico para estudante ou não, que é da e Estônia e oferece tarifas pagáveis, além de poder telefonar pelo Skipe. Chama-se SIMGoal, pode ser adquirida em agências de viagem que trabalham com estudantes.
Para não andarem com dinheiro a STB faz um cartão de credito onde do Brasil podemos efetuar depósitos e na Europa eles podem pagar e retirar dinheiro além de terem descontos em alguns museu e Shows e outros (que aceitem), é necessário o viajante ir pessoalmente, pois a foto é digital feita na hora.
Copia de passaporte é sempre fundamental e claro andar com o passaporte e deixar a copia no Hotel para qualquer emergência.
Em alguns países existem o TAXI FREE, este é um desconto de imposto para estrangeiros, para isto é necessário fazer as compras portando o passaporte, ao sair dos pais fazer o embarque, não despachar as malas, ir ate o local indicado no aeroporto, mostrar as notas de compras com os dados já preenchidos, mostrar as compras se solicitado e pegar o dinheiro do imposto de volta.
Nos Free-Shoppings observe antes de ir pagando tudo de uma só vez, existem free-shopping que oferecem um bom desconto às vezes de até 20% na segunda compra, mas e ai? Você esta indo embora, então passe alguma coisinha, pegue o cupom de desconto e passe o restante. “Pegadinha deles e pegadinha sua.”
Lembrem-se os restaurantes encerram às 14hs, portanto fique atento.
O museu oferecem refeições ótimas e sempre a bom preço e com pessoas agradáveis em volta.
Carregar uma mala de guias é horrível, levar computadores neste caso não levará então nada melhor que fazer levar algumas dicas ou itinerários e endereços.
Para PARIS, no caso da primeira viagem acredito que o melhor é pegar sempre uma City Tour para situar-se, para jovens é imperdível:
Le Halles, Mont Matre, onde há grande concentração de jovens artistas, brechós.
A Rue de Bucci é um ícone da cidade e a noite muito animada com vários bares e restaurantes para todos os bolsos.
O Guia Paris para Brasileiros da Lucia Helena Monteiro Machado, editora ática, ajuda muito, pois ela criou alguns itinerários bem bacanas que ajudam a não perder tempo.
Um dos itinerários que gostei muito foi um dos secundários que nos leva aos Canis de Saint Martin, estes estão bem na vida de Paris e fora dos turistas, com castanheiras cruzando belas pontes o canal vai do Rio sena a Bassim de la Villete, este é um passeio muito agradável, as comportas vão abrindo enchendo e esvaziando para dar passagens às embarcações. Vale a pena.
AMESTERDAM:
Além dos pontos como: os museus de Rembrandt e Van Gogh que são pertos e maravilhosos.
O passeio de barco é além de muito agradável, o viajante terá uma ideia exata do que ver e de onde esta.
A arquitetura da cidade é muito igual à primeira vista e após este passeio você começa a entendê-la e ver que nada é tão igual.
Impressionante para nós que vivemos em um país cheio de out-door e luminosos é observar que em Amsterdam as sinalizações são sutis e discretas, quase que inviáveis a primeira vista, isto é para se pensar.
Talvez uma das cidades mais tranquilas e agradáveis para passear e viver.
É uma pena que hoje as bicicletas não estão mais disponíveis, pois no passado estas eras livrem cada um comprava a sua, mas usava todas sem o menos risco, um dia quem sabe você voltasse a encontrar a sua bike, hoje ainda o habito das bicicletas é a maior meio de transporte, mas estas se encontram amarradas pelas ruas.
Muitos jovens iam estudar em Amsterdam pela facilidade oferecida pelo governo, você estudando tinha este gratuito e ainda recebia uma ajuda de custo bem significativa, mas como toda a facilitada de é entendida e mal utilizada, hoje o pais tem maior rigor nesta ação.
Menores de idade não bebem e não saem durante as madrugadas , e a maconha não é tão liberada como se pensa, alias é bem tranquilo.
BARCELONA: veja em meu site www.valeriafoz.com.br
Outras dicas:
Museu nacional da arte de Catalunha:
www.mnac.cat.
Com peças de todo canto dos pais, Afresco romântico é o mais importante da Catalunha.
Fundação Joan Miró, www.fundaciomiro.bcn.org
Criado pelo próprio Miró em 1968 é uma referência de arte.
Museu de Picasso www.museopicasso.bcn.es
Inaugurado em 1968 , conta com acervo de 3.800 obras alem de exposições do trabalho do artista .
Passeio de Gracia, o Boulevard inaugurado em 1827, além de todas as compras, lá estão os endereços como “La Pedrera” de Gaudi, a casa Amatler, de Puig i Cadafalch. Imperdíveis.
Sagrada Família, obra máxima de Gaudi, inacabada e maravilhosa.
As Ramblas representam a principal referencia de Barcelona, o centro nervoso em meio às arvoredos lojinhas, batedores de carteiras turistas etc..
Uma sugestão é terminar o passeio no mercado de Boqueria, onde a variedade de frutas doces e iguarias são enormes, para quem esta em um grupo econômico o melhor é comprar os bolinhos de bacalhau e claro o Jamón, pão e pata negra e fazer um belo piquenique. Para acompanhar tome uma cerveja Catalã Estrella ou uma taça de Cava espumante local.
Caso fique ate o anoitecer vá ao teatro do Liceu, onde têm Shows, espetáculos e ballets
À direita esta o bairro Gótico, a catedral de Santa Eulália, as paredes são remontadas com monstros e bestas imaginários, no século 19 as muralhas foram substituídas pelas Neogóticas. Para as visita nas catedrais nada de saias, shorts e decotes.
Neste local vocês encontrarão vários bares e restaurantes descolados e jovens.
O interessante é sair de um local moderno para um local medieval com suas características arquitetônicas preservadas, mas tudo muito alegre.
O Porto é bem interessante, pois há praias e restaurantes especializados em frutos do mar, este é o bairro dos pescadores e operários.
A vida é dormir tarde, acordar tarde, dormir após o almoço para estar pronto para as noitadas.