Pousadas e sabores de Portugal

Hospedar-se nas pousadas de Portugal, sem dúvida, é uma opção romântica, interessante e recheado de tudo que há de conforto, elegância, privacidade e bom gosto. Estão em todas as regiões do país: Açores, Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa e Norte. Portugal tem um território pequeno e a viagem não demora mais que 20 dias para percorrê-lo por inteiro e desfrutar do que há de melhor nas terras portuguesas.A gastronomia portuguesa tem ingredientes que enriquecem sua cozinha. Lembramos-nos do bacalhau que, sem dúvida, é um dos pratos principais, mas não podemos deixar de experimentar as Bochechas de Porco Preto e o Rabo de Boi, na cidade de Évora, na região do Alentejo, especialmente no restaurante Café Alentejo.

Outro prato que é imperdível é Leitão Assado a Bairrada, no restaurante Pedro Leitão, fundado em 1949, sendo o primeiro do mundo a comercializar esse tipo de prato. A demora para entrar e a formação de enorme fila são cotidianos. Ao sentar-se a mesa, recebe uma garrafa de espumante rose, batatas fritas, arroz e leitão. As sardinhas são espetaculares, iguais às sobremesas como Pastel de Belém e queijinho.Num passeio programado de 10 dias partindo de Lisboa até Compostela de Santiago com visita à região do Rio Douro, onde a degustação do Vinho do Rio Douro e do Porto é o ponto alto. Iniciamos as degustações às 10h e terminamos no final da tarde.
Voltando ao tema das pousadas portuguesas, elas estão classificadas em estilos: Charme, Históricas, Históricas Design e Natureza. Essa classificação é absolutamente confiável e pode-se sentir, muitas vezes, como rei com atendimento impecável e de acordo com suas expectativas.Darei como exemplo algumas pousadas que conheci durante a viagem e recomendo:Obidos, na região de Lisboa, é uma pequena vila murada conhecida como a sétima maravilha de Portugal. A típica Vila de Óbidos é também, só por si, uma atração turística por excelência, reconhecida pelo seu casario branco debruado a azul, janelas floridas, ruelas e escadarias de belos empedrados. A Pousada de Óbidos está instalada no belo castelo, foi a primeira a ser construída num edifício histórico – tem, ela própria, o estatuto de monumento de interesse nacional.  Nosso apartamento foi na torre do século 11, construído em pedras que, para subir, tem uma pequena escada onde há uma linda vista para o vale, dando a impressão de estar em cima de tudo, numa natureza infinita. Dormimos em uma cama com dossel, onde as janelas eram estratégicas fendas que, imaginamos, servirem para segurança da princesa.O jantar foi servido numa sala mística que nos transporta a tempos remotos com um cardápio e vinho aliados a serviço impecável.
Já a Pousada de Setúbal encontra-se instalada no Forte de São Filipe, com magníficas vistas sobre a cidade de Setúbal, o estuário do Sado, a Península de Tróia e toda a envolvente do Parque Natural da Arrábida. Apreciar o pôr-do-sol na esplanada das ameias, saboreando um Moscatel de Setúbal, é um momento inesquecível.Antigo local destinado à Guarda Real da Corte Portuguesa é protegido pelo Palácio Nacional de Queluz construído no Século XVIII. Estar no terraço e admirar a vista, saboreando o típico Moscatel de Setubal são coisas que valem a pena viver.
Na região Norte e subregião do Douro, no distrito de Vila Real, município de Peso da Régua, está instalada a Pousada Solar da Rede. Tem construção do Século XV quando os prédios eram erguidos e concedidos a alguém para uso próprio.O local é de beleza única, de frente para o rio Douro.  Os apartamentos são enormes duplex, com sala e lareira no primeiro piso e suíte com terraço no piso de cima. O clima é fresco durante a noite e quente durante o dia, perfeito para abrir um vinho e esquecer o jantar. Tivemos o privilégio de ver a lua cheia durante a estadia.Uma grande surpresa foi o Hotel (não pousada) Quinta do Pégo, ao norte no Vale do Douro em Tabuaço. A construção foi totalmente restaurada e manteve sua arquitetura, oferecendo modernidade,  conforto e requinte em todas as acomodações do Hotel. A vinícola foi igualmente restaurada e modernizada, vale a pena ver.O que posso afirmar após passamos por várias pousadas para visitar ou tomar uma taça de Vinho do Porto, é que não tenha medo de desfrutar desses locais.
Boa viagem.

 

Já a Pousada de Setúbal encontra-se instalada no Forte de São Filipe, com magníficas vistas sobre a cidade de Setúbal, o estuário do Sado, a Península de Tróia e toda a envolvente do Parque Natural da Arrábida. Apreciar o pôr-do-sol na esplanada das ameias, saboreando um Moscatel de Setúbal, é um momento inesquecível.
Antigo local destinado à Guarda Real da Corte Portuguesa é protegido pelo Palácio Nacional de Queluz construído no Século XVIII.

Print Friendly, PDF & Email