Quais passeios fazer nos Lençóis Maranhenses

Conforme falei no post anterior, continuarei a aventura pelos Lençóis Maranhenses. Os passeios turísticos podem se iniciar na cidade de Santo Amaro. Não fomos, mas adoraria ter parado na fábrica da Tiquira, a cachaça típica do Maranhão, que é extraída da mandioca e, em minha opinião, é fortíssima!

 

O detalhe mais importante é que a fábrica  aproveita  o bagaço da mandioca para fazer os copinhos descartáveis. Isto é fantástico e poderia ser visto com mais cuidado.

 

Nossa parada foi na cidade de Barreirinhas onde o turismo está organizado e preparado para atender o turista. Saiba que para a locomoção é preciso utilizar o transporte proposto, pois além não termos conhecimento do rio e da direção nas areias, alguns locais são preservados e somente os carros credenciados podem entrar.

 

Os passeios são:

 

Trekking: Fica a seu critério a quilometragem que deseja fazer. Ao todo  são 270 km a percorrer. O guia local acompanha e orienta. A acomodação é em casas dos nativos e deve ser maravilhoso.

 

As lagoas: Estes passeios, sem dúvida, são os mais importantes, pois as lagoas ficam dentro das dunas. É preciso pegar a jardineira , atravessar o rio – que é tão tranquilo que chama Preguiça. Em nosso passeio, havia uma criança e um idoso.

 

É tudo muito tranquilo e é possível para todos, até os mais aventureiros.

 

 

Atins: Parar em Atins é fabuloso! O local com mar e rio, com sua paisagem que muda a cada minuto em função da maré, é fantástico.

 

Os horários dos passeios são marcados de acordo com a maré. Atins tem pousadas para todos os bolsos. Ficar hospedado em Atins é estar em um mundo totalmente à parte, ao lado de nativos, ao lado do rio e do mar e aos  pés das dunas e lagoas. É possível alugar quadriciclos para alguns passeios e tem Wi-Fi.

 

Nosso almoço foi um pouco à frente. O prato tradicional da localidade é o camarão frito com farinha, feijão, arroz e salada. Provamos a cachaça envelhecida no coco e de sobremesa cocada. Seguimos para as dunas e para as lagoas. Conheço alguns desertos, mas com as  areias branquinhas e finas. Este é o único com lagoa e é simplesmente lindo.

Print Friendly, PDF & Email