Região do Priorat na Catalunha na Espanha

A cerca de 1:30 h de Barcelona está a região do Priorat, que sem duvida, para os amantes do vinho e das belezas naturais, recomendo a visita.
A região tem seu diferencial na produção dos vinhos por estar totalmente protegida por montanhas enormes que possibilitam um microclima especial para a produção dos vinhos encorpados e de alta qualidade.

Primeira placa de sinalização indicando a região do Priorat na Catalunha, Espanha


A uva clássica do Priorat é a Garnacha tinta, presente na maioria dos vinhedos antigos. Garnacha Peluda, Cariñena, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah também estão presente. Entre as brancas, destacam-se: Garnacha Blanca, Macabeo.

Vista para o Priorat


O solo do Priorat é formado da mistura de argila e xisto vermelho com quartzo, chamado llicorella. Mineral quebradiço, com este tipo de solo as raízes se profundam em busca de água .

Foto do solo de xisto da região do Priorat


O terreno é irregular e as videiras localizam-se nos terrenos íngremes, a paisagem é estonteante.

Região do Priorat , Catalunha , Espanha


Durante o passeio vemos algumas vinhedos que oferecem hospedagens, visitas, degustação e alimentação.
As visitas necessitam de agendamento e os restaurantes e a degustação idem .

Região do Priorat


A história da região é bastante interessante…
Os vinhos das uvas Garnacha eram feitos para os padres, somente após
1979 que a história começa a mudar, com a modernização dos processos o aumento do plantio da uva Garnacha em locais onde sua adaptação é satisfatória e a vinda de novos enólogos .

Placa Indicativa da Região


Aproveitamos o passeio para conhecer o Azeite, fizemos uma degustação de 9 rótulos e paramos para um almoço inesquecível .
Conhecemos algumas cidades interessantes com 45 habitantes e outras com 260 habitantes imagina isto para nós seria um condomínio e lá uma cidade com todas as leis e regras.
A região é mística, linda com clima quente durante o dia e frio durante a noite .
O turismo da gastronomia, da enologia, dos passeios e viagens de bike e o meditativo são frequentes nesta região que nos encantou .
Nos próximos posts falarei sobre o azeite do Priorato, aguarde.

Print Friendly, PDF & Email