Conheça um pouco de como surgiram os negócios na vida da empresária que hoje, também atua como influencer digital
Mulheres que são empreendedoras estão ganhando um grande destaque nos últimos tempos, principalmente pela coragem e garra com seus negócios. Valéria Foz sempre foi a frente de seu tempo, e o empreendedorismo chegou até ela há mais de 30 anos.
Desde pequena, sempre teve nas veias o dom de vendas e negociação. “Morávamos na fazenda quando éramos pequenas e eu vendia jornais, ferro-velho que encontrava perdidos, e sorvete aos funcionários da nossa propriedade e das fazendas vizinhas, daí para frente, nunca mais parei.”, conta.
Durante a faculdade de Arquitetura Valéria conseguiu rentabilizar ainda mais este perfil empreendedor. “Nesta época comercializei os doces de Schimitt e roupas, lembro que em um único dia no intervalo entre uma aula e outra vendi 2 mil maiôs. Logo, abrimos uma Boutique chamada Odara em Votuporanga, posteriormente tive uma confecção no Itaim em São Paulo chamada Barbizzon. Paralelamente, construí algumas casas populares em parceria com meu pai. Com esta personalidade e facilidade em negociar, os amigos me procuram para ajudá-los a comercializar um imóvel ou outro, ou até mesmo roupas, entre outros”, detalha.
Mas, foi nos anos 90 que tudo começou a mudar, quando ela e seu marido, Wilson Foz, compraram a fazenda onde é hoje o Eco Resort Foz do Marinheiro. Com isso, Valéria sentiu a necessidade do conhecimento agrícola e pecuária. “Fui para faculdade de Piracicaba fazer alguns cursos, para desenvolver a fazenda, especializei-me em reprodução animal, confinamento bovino e cria e recria. Nesta época, imagine eu com menos de 30 anos, lidando com boiadeiros em Minas e São Paulo. Eu cuidava pessoalmente do gado, realizando venda, compra, vacinação, e todo o desenvolvimento, foi quando realmente precisei posicionar-me como uma empresária pois causava certa estranheza neste ambiente tão masculino”, relata.
Neste período, Valéria ganhou do marido alguns cavalos árabes arrematados em um leilão de Bagib Audi. “Lindos cavalos com valores exorbitantes. Porém estes estavam no lugar errado e no momento errado, mesmo assim, montei uma escolinha de esquipação na fazenda, onde recebia crianças aos sábados para algumas aulas”.
Mas foi em 1998 que tudo começou com o Hotel Foz do Marinheiro. “Sofremos uma crise financeira e decidi aproveitar a beleza natural do local e as acomodações dos cavalos para montar quatro chalés, supostamente para pescadores e atingi as famílias que vinham para desencasar. Logo na primeira semana foi um sucesso, a notícia espalhou-se e com isto fui abrindo novas unidades consecutivamente”.
Com o crescimento da até então Pousada, Valéria e seu marido, Wilson Foz percorreram de cidade em cidade para divulgar o local, pois Cardoso era desconhecida pelas agências e operadoras de turismo. “Como morávamos em São Paulo, visitei continuamente as agências de turismo nesta divulgação, foi quando entramos para o Guia Quatro Rodas. Foi aí que a cidade de Cardoso entrou definitivamente para o turismo nacional com hóspedes que vinham para o Foz do Marinheiro”, disse.
Nestes anos empreendendo, Valéria não tem dúvidas de que por ser mulher, precisou se posicionar como tal e ainda mais como proprietária de um negócio de sucesso. “Posso dizer que teria enfrentado qualquer situação por ser mulher se eu tivesse deixado. Sempre soube o que quis e sempre fiz o que quis com muita categoria. De qualquer forma, eu serei vencedora pois a prática da yoga e da meditação nos ensina que precisamos apenas de nossa essência”.
De empresária a influencer digital
Não podemos deixar de falar de empreendedorismo feminino sem relatar sobre o posicionamento que Valéria tem hoje, nas redes sociais. O gosto pela tecnologia veio desde muito jovem. “Quando iniciei os meus negócios não havia mídia social, inclusive um dos primeiros 10 celulares que chegaram ao Brasil um deles foi meu, aquele tijolo enorme e pesado com antena para conseguir uma ligação. Também tive a felicidade de viajar e trazer um notebook quando todos usavam aquele caixote que eram os computadores”, conta.
Mas, para divulgar os empreendimentos, ela contou com muitos contatos de Network em jornais as revistas e até na televisão. “Quando chegou o Orkut, imediatamente iniciei a utilização. Depois veio o Facebook e posteriormente o Instagram. Eu não fazia ideia da força que eu tenho”.
Recentemente, foi no Instagram mesmo que Valéria se encontrou e tem uma relação muito próxima com seus seguidores. “Comecei a brincar com os stories sendo uma forma de comunicação com os meus filhos e com meus amigos. Mas senti a necessidade de cada vez aperfeiçoar mais, os números foram crescendo e o engajamento é muito grande. Fui convidada a entrar para um grupo de 15 empresárias e influencers do noroeste paulista, a fim de mostrar as riquezas da região @e.Influencer.Noroeste e para o grupo @influencer.solidárias também da região noroeste. Adoro mostrar nesses grupos que para ser empreendedor não precisa nada mais do que apenas fazer”, finaliza.
Quer seguir a Valéria nas redes sociais?
Basta procurar no Instagram: @valeria.foz
Site/Blog: valeriafoz.com.br
Yotube: Valéria Foz