Votuporanga a cidade onde vivi

Como não falar da cidade onde vivi até os 15 anos de idade e que hoje está linda imponente com alguns ícones arquitetônicos e conhecida como a “capital do carnaval”?
Hoje dediquei algumas horas de meu dia para reviver e visitar locais que um dia foram parte de meu cotidiano e que acredito que merece a atenção de todos.

Iniciei a visita na estação ferroviária de Votuporanga, que tem um papel importante e histórico no crescimento da região na minha história e de tantos outros amigos que aqui viveram trazidos por este crescimento .

Meu pai (MILTON Soares MINHOS ),por exemplo, agrimensor natural de Araraquara veio para a região contratado como engenheiro agrimensor da estrada de ferro Alta Araraquarense e aqui ficou.(1944), casou-se e passou a vida na cidade que tanto amou e dedicou-se.

Valeria Foz , na estação ferroviária de Votuporanga

Já em 1974 quando fui estudar em Catanduva meu transporte era de trem, com poltronas de várias classes vagão restaurante e leito, chic, hoje a estação praticamente abandonada recebendo apenas os trens de carga, uma pena e uma saudade pois num país como o nosso deveríamos ter trens rápidos nossa pequena estação deveria estar reformada e visitada como ela merece.

Estação Ferroviária Alta Araraquarense

Viajando pelo mundo o que mais vemos são trens que facilitam o desenvolvimento e o turismo, viajamos de uma lado outro rapidamente com conforto maximo e bons preços, uma pena que num pais tão grande em extensão não temos está mesma oportunidade.

Estada de Ferro de Votuporanga

Hoje a cidade está próximo à estação ferroviária que merece sua visita, parei no fórum denominado Dr. Wilson de Souza Foz , que tem o nome de meu sogro, o Antigo fórum era no centro da cidade num prédio que hoje está o cartório eleitoral e que faz parte da História da cidade e da mesma forma merece ser conservado .


O turismo se faz de histórias de memórias de situações criadas em cima destes patrimônios um aprendizado fundamental para as divisas culturais.

Com a mudança do Fórum vemos hoje um desenvolvimento incrível nesta região que era tão remota .

No centro da Cidade visitei a “Concha Acústica” hoje maravilhosa numa arquitetura arrojada e moderna projeto do Arquiteto Marco Aurelio Davanço, local que enriquece a cidade com shows, missas, festas em projetos culturais .

Concha acústica de Votuporanga

Lembro-me da primeira Concha Acústica um palco e sua escadaria sem cobertura sem muita estrutura, hoje o local está grandioso .

Ao lado a imponente Catedral , para mim a Igreja Matriz .

Catedral Nossa Senhora da Aparecida

Quando começamos a viajar víamos as igrejas de todo o mundo valorizadas, visitadas, com concertos durante os verões e eu pensava na beleza de nossa Igreja Matriz, Catedral Nossa Senhora Aparecida, hoje ela recebe o mesmo tratamento com fotos maravilhosas sendo publicadas por todos e transformada em Catedral Nossa Senhora Aparecida , Diocese de de Votuporanga que abrange 25 municípios, um orgulho muito grande para nós Votuporanguenses.

Vista para a Catedral Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga

Lembro-me das missas, das festas e de

Minha primeira comunhão nesta Catedral .

Catedral Nossa Senhora da Aparecida

Em frente está o marco zero da cidade e

O nomes dos cidadões que colaboraram em sua Construçao é claro alguns parentes estão nomeados neste marco como Sinval Branco, sogro da minha irmã, Paschoalino Pedrazoli meu avô Entre tantos outros amigos .

Mais a baixo está a Fonte Luminosa , que para nós era linda e mágica, mudando de cor e nos deixando encantados a noite quando nossos pais nos levavam para ver a fonte e brincar na praça,coisas que jamais esqueceremos.

Marco Zero de Votuporanga

Andando um pouco mais o Cinema , que já não tem mais sua arquitetura inicial, mas está restaurado e recebe peças e filmes .

A Rua Amazonas a principal rua da cidade ganhou cara nova com os coqueiros e algumas modernizações .

Constança, Ana PAULA e Valeria passeando na Rua Amazonas

A cidade que é quente o ano todo está linda e guarda sua magia .

Saindo do centro, fui ao centro cultural , local que faz lembrar meu Pai , que deu início ao projeto da represa .

Centro Cultural de Votuporanga

Enfrente ao Club de Campo Assary que hoje está praticamente dentro da cidade .

Fiquei surpresa e orgulhosa ao visitar o centro cultural de Votuporanga , projetado pelo Arquiteto Marco Aurelio Davanço, a edificação que parece flutuar sobre o lago é maravilhoso por dentro e por fora , com um pequeno museu , biblioteca, auditório , área de lazer e circundado por um Deck de madeira que recebe dezenas de atletas todos as tardes .

Biblioteca do centro Cultural de Votuporanaga

Memórias no Museo do centro Cultural de Votupranga

O local que quando eu era jovem estava tão distante e não passa  de um riachinho comum no final da cidade hoje tem restaurantes , bares, vida esportiva e social e residências.

A Fliv Festival Literário de Votuporanga, evento de alto nível, acontece uma vez ao ano e reunir milhares de pessoas durante a Uma semana , o evento já está consagrado e concorrido.

Hoje Votupranga está pronta para receber e recebe, durante o carnaval milhares de pessoas vem do Brasil todo para o grande carnaval que acontece no sambódromo, com carro alegórico de primeira qualidade e estrutura de festa idem .

Os Hoteis da cidade e região, lotam e a população jovem nesta época é enorme .

Venha e confira .

Aliás mudou a forma de fazer carnaval pois Votuporanga já vem desta tradição, na nossa época tínhamos a escola de samba Mulata Dengosa e a Deixa Cair que competiam em grande estilo, depois do carnaval de rua das escolas íamos para o Votuporanga Club para o Carnaval de salão que sem dúvida marcava ponto na região, era muito bom .

Para alegrar um pouco mais tinha a escola de sambar Beto Vem, que finalizava o desfile num deboche interessante .

A cidade já oferece suporte na boa gastronomia.

Particularmente eu sou adepta das comidas mais leves e paramos no Vila Bristô, serviço simples mas muito gostoso.

Vila Bristô
Almoço no Vila Bistrô com minha mãe Edna MINHOS

Meu desejo é ficar horas escrevendo e relembrando o que vivemos aqui em Votuporanga , mas não é este o objetivo .

Existe também o turismo religioso, que se quer precisa ser divulgado, popularmente conhecida como “A Mulher do Algodão ” que recebe centenas de pessoas vindas de todo país .

O trabalho é espiritual a Sra Delazir realiza uma sessão espiritual e retira do Algodão regado por álcool os males enviados para aqueles lá estão .

Este trabalho foi investigado e até hoje é um mistério .

O turismo do agronegócio sempre foi muito forte a região, durante a semana de aniversário da cidade a festa é na exposição de “gado”, hoje shows de duplas sertanejas .

Vale ressaltar que existe um aeroporto, homologado e iluminado.

O turismo tanto no Brasil como no exterior se faz da gastronomia, arquitetura, história e também da saúde e Votuporanga oferece a casa de saúde que dá segurança ao turismo.

A economia da cidade está no comércio na indústria moveleira e indústria de carrocerias de caminhões.

Na minha época de estudante tínhamos que buscar o conhecimento fora da cidade hoje temos uma gama imensa de cursos na faculdade que é de alto nível, trazendo uma população jovem que dá vida à cidade.

Em todos os países e cidades que visitamos gosto de visitar o Mercado Central, pois é nele que vive a origem a história do povo e seus costumes em Votuporanga, lembro-me bem era no mercado que comprávamos de tudo, hoje o mercado está fechado e lindamente revestido com as pinturas muralista Kobra , mundialmente conhecido, este edifício merece atenção pois continua esplendoroso.

Parede pintada pelo Muralista Kobra
Mercado Municipal de Votupranga

Dica: Para os amantes de doces:

A doceria “Sabor de Chocolate” desde de que abriu suas portas é sucesso, mas já existem outras doceiras maravilhosas na cidade.

Passeio gastronômico com minha mãe

Vou contar uma historinha:

Todas as vezes quando estamos chegando em Votuporanga já ligo para a doceira e peço o “bolo de casca” este bolo marcou a infância de minha filha e ainda hoje quando volto para São Paulo levo o bolo de casca para minha filha.

O nome do bolo não é este é já está fora do menu.

Outra marca registrada da cidade são as inúmeras sorveterias artesanais, vindo não deixe de provar um sorvete.

Sorvete da tarde com minha mãe

Farei outras matérias da cidade pois para mim ela é enorme , vale a pena conhecê-la .

Antigo Forum de Votuporanga
Antigo Forum de Votuporanga
Cine Votuporanga
Print Friendly, PDF & Email