Priorat – terra dos vinhos e do azeite

Região do Priorat na Catalunha na Espanha .

Durante nossa viagem pela Espanha conhecemos a região do Priorat. Foi uma enorme surpresa.
A cerca de 1:30 HS de Barcelona está a região do Priorat, que sem duvida, para os amantes do vinho e das belezas naturais, recomendo a visita.
A região tem seu diferencial na produção dos vinhos, por estar totalmente protegida por montanhas enormes que possibilitam um microclima especial para a produção dos vinhos encorpados e de alta qualidade.


A uva clássica do Priorat é a Garnacha tinta, presente na maioria dos vinhedos antigos. Garnacha Peluda, Cariñena, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah também estão presente. Entre as brancas, destacam-se: Garnacha Blanca, Macabeo .


O solo do Priorat é formado da mistura de argila e xisto vermelho com quartzo, chamado llicorella. Mineral quebradiço, com este tipo de solo as raizes se profundam em busca de água.

O solo
O solo do Priorat, mistura de argila e xisto vermelho


O terreno é irregular e as videiras localizam-se nos terrenos íngremes, a paisagem é estonteante.


Durante o passeio vemos algumas vinhedos que oferecem hospedagens, visitas, degustação e alimentação.
As visitas necessitam de agendamento e os restaurantes e degustação idem.
A história da região é bastante interessante,
Os vinhos das uvas Garnacha eram feitos para os padres, somente após
1979 que a história começa a mudar, com a modernização dos processos o aumento do plantio da uva Garnacha em locais onde sua adaptação é satisfatória e a vinda de novos enólogos .
Aproveitamos o passeio para conhecer o Azeite, fizemos uma degustação de 9 rótulos e paramos para um almoço inesquecível. (Assista ao vídeo abaixo)
Conhecemos algumas cidades interessantes com 45 habitantes e outras com 260 habitantes imagina isto para nós seria um condomínio e lá uma cidade com todas as leis e regras.
A região é mística, linda com clima quente durante o dia e frio durante a noite.
O turismo da gastronomia, da enologia, dos passeios e viagens de bike e o meditativo são frequentes nesta região que nos encantou .

Nos próximos posts falarei sobre o azeite do Priorat, aguarde.

A Degustação de Azeites no Priorat

Print Friendly, PDF & Email