A cerimônia de compra na Turquia

A Cerimônia da compra na Turquia
Estávamos na Anatólia central, Turquia , banhada pelo rio Vermelho,Kizilimmask. Avanos uma pequena cidade interiorana, com residências construídas em pedras, No período Romano era camada de Veneza e tornou-se Otomana em 1466 junto com Nevsehir.

A cultura e subsistência econômica da cidade são o vinho e a cerâmica que é retirada do Rio Vermelho e tendo também a Cerâmica branca retirada do barro das montanhas, os trabalhos têm três diferentes tons de cores.
Sendo estas as naturais.
Branco do calcário
Amarelo do enxofre
Vermelho ferro
Verde cobre

Claro que paramos nos dois locais e compramos em ambos , nas fabricas de cerâmicas e de tapetes.
O ato da compra é cerimonioso, os turcos te oferecem um chá após mostrarem com todo prazer a fábrica e a técnica. Se você aceitar o chá é porque esta iniciando uma negociação .Então no mesmo instante aparecem mais duas ou três pessoas que não estavam presentes até então e começam a mostrar , com muita propriedade, tudo o que têm você, então olha e quando gosta, pergunta o valor, e eles falam o primeiro valor e qual o desconto que podem te oferecer, trava-se então uma negociação você vai baixando o valor e ele tenta segura-lo e te presentear com algum objeto de sua loja, até chegarem a um valor comum em seguida aparece alguém que também não havíamos visto com a prancheta para o pagamento e tudo o mais, outros aparecem para guardar tudo que em minutos some do local, há um grande aperto de mão e uma alegria contagiante e todos tomam chá, café e até Arak.

É uma situação gostosa de participar e aprender.
Os turcos soltam os filhos com 13 anos de idade para o comércio, dizem que não é pelo valor financeiro e sim para ter experiência de como lidar com diversas pessoas, mas lembre-se o comércio nasceu ali.
O acervo de tapetes é 2.000 em uma única associação lá vimos a aprendizes tecer, elas passam ali por 8 meses e depois trabalham em suas casas e trazem as peças para a associação comercializar.
Os fios dos tapetes de lã são tingidos a frio ou a quente, com tintas naturais, vermelho vem da beterraba, amarelo do Açafrão ou do chá de camomila, o azul do Índigo (uma planta).
Já os tapetes de fio de seda são tingidos por produtos químicos.
As cerâmicas já é uma fábrica familiar onde eles desenvolvem modelos de cópias fiéis dos Znik, , com figuras de animais que eram cultuados por eles.

A Religião é Islâmica, apenas os Homens entram nas mesquitas, e rezam 5 vezes ao dia, os alto-falantes chamam com um canto que é ouvido por toda a cidade. È muito gostoso ouvir.

O Clima é continental, muito calor até 40 graus e muito Frio até -10 graus, ir para lá nesta época fria é loucura, mas ver a neve sobre estas formações é maravilhoso.
O Passeio de Balão que é muito particular desta região, não fizemos em função do Frio, mas encontramos pessoas que fizeram e nos recomendaram.

Os homens são machistas ao extremo, fazem comentários machistas o tempo todo da mesma forma que são nacionalistas.
A princípio,nas primeiras civilizações existia uma Deusa mulher , que hoje dizem não saber o nome Esta sofre evolução dos tempos artísticos fica, mais esbelta e depois desaparece, pois neste momento são os homens que aparecem.
Quando têm filhos, preocupam-se com as filhas mulheres, pois estas não terão trabalho não podem ser jogadas para vida do comercio e precisam ter um bom casamento. Os meninos são mais desejados, pois estes sim são guerreiros, livres e comerciantes, têm todas as vantagens da vida.
Xícara de café turcoAté pouco tempo, talvez um pouco antes da chegada da internet e do celular, os casamentos eram feitos através da família, um rapaz via uma moça e imaginava como sua mulher para que ela soubesse, ele pedia aos pais para visitarem a família e dizer qual seria suas intenções.A família surpresa oferecia um café, e se este café vinha doce era porque estavam aceitando a conversa e provável casamento, se o café viesse salgado seria porque não estavam de acordo e logo a outra família mudava a conversa despedia-se indo embora.
Um rapaz era muito bem visto se conseguisse ir tomar um café com uma moça, mas a moça ficaria marcada para sempre com esta atitude.
Hoje isto mudou em função da internet e dos celulares, existe a facilidade de comunicação entre os jovens sem que as famílias saibam e assim os namoros começam a acontecer.
Após tomar contato com toda essa riqueza restou depois da emoção da compra, a preocupação com a chegada da mercadoria, uma vez que poderíamos trazê-la ou solicitar o envio, Optamos pela entrega que foi garantido que em 30 dias elas chegariam em nossa casa aqui no Brasil.
Bom, o negocio era arriscar!
E qual foi a surpresa:
Quando chegamos ao Brasil já havia uma correspondência e um certificado de cada peça adquirida.
Depois de mais uns dias outra surpresa agradável, os produtos adquiridos chegaram em nossa casa, tal qual eles haviam prometido.
Podem confiar, eles são extremamente comerciantes aprendem nossa língua, nossos costumes e primam pela honestidade nas vendas.

Valéria Foz
vminhos@uol.com.br

Print Friendly, PDF & Email