Como nasce a escolha de um destino.
A primeira verificação que faço é : quanto tempo temos , e quem são os passageiros, posteriormente quanto podemos dispor em dinheiro.
No caso desta viagem iria um passageiro de 67 anos, uma de 50, um jovem de 21 e uma jovem de 15 anos .
Difícil: pois pelas idades cada um tem uma expectativa.
Como iniciei:
Pensei em fazer algo exótico pois o exótico é aventura, cultura , diversidade e estes elementos são de interesse comum .
Iniciei a pesquisa pela região de Marrocos , Jerusalém , Japão , Austrália e Ásia , elenquei os países de maior interesse e iniciei a pesquisa aérea; por onde chegar e como otimizar o tempo ao financeiro.
Por fim a conclusão foi : Ásia, pela Emiretis, Companhia de origem Árabe que iniciou a rota Brasil Dubai há 5 anos mais ou menos, utilizamos os destinos de maior distância fazendo os internos em companhias locais .Com esta configuração a viagem foi viabilizando-se , a principio iniciaríamos pela China mas acabamos invertendo o destino final em função de alguns vôos que teriam que ser em horários noturnos .
Não vimos problemas pois teríamos 1 mês e isto proporcionava a mudança de temperatura que estavam em torno de -16graus pudessem subir um pouco para conforto para maior conforto de todos Preparação do roteiro :
Esta operação é delicada pois casar vôos , hotéis interessante não é fácil, tudo precisa estar disponível a coincidência dos horários
Nosso tempo foi pouco, resolvemos esta operação em 10 dias .
Alguns destes países exigem vistos e esta é uma operação demorada ,
vacinas que precisam ser tomadas com pelo menos 10 dias de antecedência ( no nosso caso tínhamos todas ) .
Preparação cultural.
É fundamental saber o máximo que puder do local que irá visitar, neste caso fui a uma boa livraria e informei-me um pouco sobre cada pais primeiro um guia de viagens que nos dá as informações sobre comportamento , cultura , locais importantes , língua e clima . Depois assuntos de interesse pessoal ,como Arte , Filosofia , História e as demais informações , fiz pesquisas pela internet que hoje em dia tendo o Google Earth , podemos visualizar até o fundo do mar , entrar em locais, entrar no Youtube, nos hotéis etc…além dos diversos sites sobre todos os assuntos.
Literatura : de pesquisa.
Confúcio.
A Arte da Guerra .
Arte Chinesa , cerâmicas , dinastias .
Vietnam pós guerra.
A primeira dinastia.
Guia da Folha todos os países.
Revista Super interessante sobre : China , Mao Tsé Ting
Primeiro livro da china e outros.
A Viagem . Dia 22 de dezembro 2009.
Emireites .
Sem dúvida a melhor companhia área nos serviços executivos, dos últimos tempos . Fomos de executiva .
O conforto da poltrona é de uma cama , oferecem o serviço de roupas de cama e colocam um edredom para afofar e dar maior conforto, travesseiros e cobertor com opcional de massagens para ajudar na circulação.
TV 20 polegadas , controle remoto,internet, telefone , câmeras para que o passageiro possa acompanhar o vôo e tirar fotos para passar para seu computador , carregador de computador , jogos , filmes e outros itens de entretenimento e informação ao passageiro e com tudo isto as 15 horas de viagens passam sem ser percebidas .
A nessesser com produtos da Bulgari.
O serviço da companhia inclui um coktail de boas vindas , ceia, café da manhã e encerra com almoço (menu variado) e carta de vinhos.
Durante todo o vôo de 15 horas , comissárias passam verificando suas necessidades, discretamente, sem incomodar .
As diferenças já podemos notar nos uniformes das comissárias , que já levam um lenço e um chapeuzinho que caracteriza outro mundo .
A Chegada .
O aeroporto enorme e organizadíssimo , de fácil acesso e localização , apesar da escrita totalmente diferente.
As bagagens da executiva vêm em esteira separada , é servido um café árabe com Tâmaras como boas vindas ,este tratamento simboliza hospitalidade, sendo o maior símbolo de bom recebimento a uma pessoa , as tâmaras são enormes e o café que é servido em um bule especial , feito com pouco pó e snubar .
A Emireteis é quem oferece o serviço de transfer . Assim como foram nos buscar em nossa casa, no Brasil, nos levaram ao hotel em carros novos, blindados e confortáveis .
Saímos e chegamos à noite , com um fuso horário de 6 hs .Quando passamos do Hemisfério sul para o Hemisfério norte a noite chegou como uma mágica. A impressão é que víamos a chegada da noite despontando no Céu , causando uma estranha sensação.
Chegamos à noite .
A Cidade é linda, toda iluminada com prédios de diferentes formas, ruas enormemente largas , impressionante.
Como esta parada era estratégica para descanso e passar o natal, optamos pelo Hotel Fourmom .( Caso não seja fumante peça um apartamento não fumante)
Os Árabes não fumam , não bebem , não beijam em público mas em seus apartamentos, casas e festas , tudo é permitido .Eles não permitem serem fotografados , pois acham um desrespeito pensarem que eles estão de fantasias e exigem o máximo de respeito com sua pessoa. Soubemos de casos problemáticos .Como as leis são rigorosas e funcionam, o melhor é respeitar .
Existe Pena de morte e o Julgamento é sempre feito na língua local, e os estrangeiros não têm direito de defesa com advogados, isto significa que julgam conforme querem .
As leis de trânsito são extremante rigorosas apesar de existirem poucas ocorrências , mas existem casos de filhos de Sheiks que podem tudo, sem serem condenados a morte.
Os motoristas de táxis correm muito , não têm um cheiro muito agradável, e falam ao telefone o tempo todo , mas são de extrema confiança , apenas temos a sensação de estarmos dentro de um filme cujo plano era para te levar ao deserto, e sei lá o quê. Mas fique tranqüilo e curta a aventura.
Sentimos que tudo já está bem ocidentalizado , então é seguir o bom senso, não colocar roupas decotadas e fazer atos que possam agredir a cultura local o que é ma forma de respeito .
No dia seguinte fizemos um passeio com uma guia Peruana que facilitou bem o entendimento e fomos ao museu , ao mercado , andamos de barco local para atravessar o canal, fomos a praia , fomos ver o Abud (Abud significa Torre).Fomos ao mercado fechado de arte Islâmica , Vimos o prédio mais alto do mundo e ficamos no shopping _Mall Arabiam la ficamos até o por do sol onde há o espetáculo de música água e luzes ( Águas dançantes).Este local é na verdade um grande encontro de nações , onde os Árabes de outros emirados vêm para divertirem-se desde que em seus países não existam este tipo de diversão como Shoppings, restaurantes etc.. Os outros povos como os Indianos , Australianos , e estrangeiros em geral vêm pelo mesmo motivo , esta diversidade de raças faz o local ficar atrativo e divertido.
Neste local o único restaurante que serve bebida alcoólica está no piso superior atravessando a pequena ponte .
Museu onde vemos antigos Costumes:
“Quando pensamos em Dubai já pensamos sempre em algo grandioso, e eles não podiam deixar de ter a maior fonte luminosa do mundo ganhando da Bellagio Fountains em Las Vegas(Aquela mesma do filme “Onze homens e um segredo”. Foram usadas 6.600 luzes e 25 projetores para criar 1.000 formas abstratas. Realmente sensacional. Vídeo na continuação”
Aguas dançantes.
Veja em: http://www.videos-star.com/watch.php?video=KZBsuTC29BE
Shoping Dubai Mall.
Na verdade o Show é muito rápido , mas o ambiente, a expectativa , a reunião de pessoas do mundo inteiro faz a diferença . Vale a pena .
Leve uma malha pois a noite você poderá passar frio.
Hoje procuramos galerias de arte contemporâneas , encontramos apenas no distrito industrial , pois são galpões grandes e por isto ficam nesta região da cidade , existem muitas, uma ao lado da outra .
Museus, teatros e locais voltados à cultura são difíceis. Aqui o turista se concentra nos locais de consumo e a população quando buscam este de entretenimento em Emirados próximos.
ABDAB já está se preocupando com este investimento. Abu Dad tem projetos para receber os museus do Louvre e o Moma .
Fomos a beira mar onde está a maior marina do mundo , ela fica entre os edifícios ainda em acabamento e o mar , dando passagens a grandes lanchas e yates , que chegam naturalmente até suas vagas marinhas em baixo de suas residências.
Por sugestão de um garçom brasileiro do restaurante turco , Ana Orla Marítima , local agradável com muitos restaurantes seguimos ao Hotel Madinat Jumeirah Mina A’ Salam. onde foi construído a imitação do mercado com as lojinhas de produtos típicos, jóias e outros . Ao lado com vista para Bud Mirad ficam os canais que imitam Veneza , rodeados de diversos restaurantes típicos do mundo todo, um ao lado do outro.
É uma festa, os Árabes Sheiks e suas mulheres, muitas vezes duas ou mais mulheres já que o pais é de poligamia , ficam comendo, conversando e fumando o famoso Narguile , um cachimbo com água utilizado para fumar.
Os hotéis recebem a todos muito bem pois a cidade vive do turismo e a vida da cidade concentra-se em seus hotéis e restaurantes.
Mercado do Hotel Madinat Jumeirah Mina A’ Salam.
Na noite antes do Jantar de Natal fomos ao Bar e restaurante do “Roberto Cavalli” , estilista que tem um Clube Boite que ficava atrás de nosso hotel Farmour. Um Luxo, a decoração toda preta em veludo, tecidos pretos e brancos com motivos de zebras , para iluminar, os lustres por todas as partes eram de cristal , em diversas formas que ao jogar uma luz colorida transforma o ambiente
Como em bares não é permitido a entrada de menores de 21 anos , a Rafaela entrou e logo em seguida veio o segurança pedindo gentilmente para nos retirarmos , acabaram dando-nos uma mesa mais isolada para que terminássemos nossos drinks .
Fomos para o bar, pois a idéia era apenas conhecer , os Muçulmanos não bebem , não fumam , não usam roupas que os mostrem, não se beijam e não se acariciam em público. As mulheres em geral usam a cabeça coberta com um lenço ou mantos negros as “ Burcas”cobrindo-se por completo , umas deixam os rostos de fora , outras têm apenas os olhos aparente .
A princípio parece que são todas iguais , mas com o passar do tempo vemos que cada manto tem um detalhe diferente e que elas carregam uma feminilidade incrível para superar o negro total. Abusam das jóias, dos relógios grandes e tudo em ouro e diamantes, dos óculos de grife, das bolsas e dos sapatos.
A impressão que tive é que as Grifes fazem uma moda especial para esta gente ,que usa sob as Burcas roupas de grifes exótica, sofisticadas e sensuais , esta vestimenta somente é utilizada em casa e em festas íntimas.
É bonito de vê-las nos Shoppings andando , na maioria das vezes em duas três ou quatro , entram na melhores lojas abusando das bolsas, e dos sapatos que mostram quando andam .
Os maridos acompanham nas compras com as túnica “dishdash ou Thoub”de um linho fino tão branco e bem passado que impressiona , as barbas são extremamente bem aparadas e desenhadas, com a cabeça coberta com um linho branco e uma faixa negra. São bonitos , usam chinelos .
Há um tempo atrás as cores das faixas que usavam determinavam a região e o grau de religiosidade, hoje é apenas moda . Os jovens chegam a usar bonés sobre as Dishdsh
Enquanto estava no Brasil ouvi no meio do turismo, que as pessoas estavam abandonando Dubai , porque a cidade iria acabar , e coisas deste tipo. Saí de Dubai com a certeza deste grande equívoco .
Dubai foi totalmente planejada para ser a mais moderna, mais eficaz e maior em tudo , todos os detalhes foram planejados e projetados.
Empregou-se o mundo todo, deu-se ao mundo uma visão de sucesso, de que tudo é possível desde que bem feito. Claro, eles têm dinheiro e petróleo , mas foi pensando nisto que ela existe assim como é , eles têm a consciência que seu petróleo acabará em 30 anos e que para continuarem ricos precisam diversificar suas atividades , então pensaram naquilo que mais renda dá , o turismo, aliado a arquitetura e investimentos no mercado imobiliário e foi o que fizerem .
O Sheik que fundou Dubai e é adorado é Muhammed Bin Rashid Al Maktoum, o primeiro ministro de Dubai.
Endividaram-se, mas o vizinho rico entrou para ajudá-los e lá foi o primeiro local do mundo onde ouvi falar que não existe corrupção , pelo contrário, coloca-se dinheiro pessoal onde é preciso para um investimento mais sólido.
Imagine o vizinho rico Al bud Ab , no dia da inauguração do maior prédio do mundo o Burj Dubai que teve o nome trocado no dia da inauguração pois o seu vizinho pagou a primeira parcela da dívida de Dubai e em homenagem recebeu seu nome nos últimos minutos em quebra de protocolo.
Infelizmente foram pegos no meio da maior crise após a década de 30, e foram brutalmente sensibilizados Por este motivo as pessoas abandonaram Dubai , porque perderam seus empregos. Como as leis existentes não é permitido que um estrangeiro permaneça no pais sem emprego um só dia , exceto se a companhia assumir a sua estada ele fica , caso contrário tem 30 dias para arrumar as malas sem o direito de buscar outros empregos .Ele só terá direito a outros empregos se for transferido e companhia a companhia.
Isto dá uma tranqüilidade ao nativo , pois assegura-o da segurança em seu país .
Quando um casal se casa , se ele é nativo tem direito a uma casa ou um terreno , que poderá pagar sem juros em 20 anos , para garantir a boa moradia do mesmo.
O estrangeiro que habita neste país , deve ter moradia e o transporte assegurado pela companhia que o emprega, para evitar a pobreza e o desrespeito humano, a companhia que o emprega precisa garantir a moradia e o transporte para evitar a pobreza e o desrespeito, Humano.Este princípio vem da religião que prega que eles foram pobres e sofreram as necessidades que sofreram para aprender a valorizar sua pátria e sua riqueza .
Para um estrangeiro ter um negócio próprio , ele precisa ter um sócio nativo com 50% do negócio, na verdade o estrangeiro doa a um nativo que viverá de rendas , mas dará suporte e garantia a nação que o estrangeiro não lesará o país .
Ouvimos histórias de pessoas que entraram em concordatas e precisaram sair fugidos do país do dia para noite .
Nesta época de dezembro já deveria estar frio, mas a temperatura neste ano estava aproximadamente 24º durante o dia e 20º à noite .
No verão a temperatura chega aos 50 grau , os negócios nesta época a céu aberto são encerrados e as pessoas se enclausuram .
Não há árvores e são poucas as plantas que resistem a este clima.
O Emirados de Dubai têm apenas 30 anos , toda a terra do emirados pertencia a uma só família , o Skeike Mohamed é adorado por ter sido a luz da evolução , analisava seus projetos sentado no chão em uma humilde casa no deserto . O poder é hereditário, seguira aquele que a família sugerir que tem mais habilidade política e tática ( deve ser uma guerra familiar ) .
A sobrevivência pobre e precária de 30 anos atrás se dava pela prática da pesca e da caça aos gaviões e animais do deserto.Posteriormente chegaram à seda e às especiarias das Índias.
Canal de Travessias árabes.